Entre 24 e 26 de outubro o IHMT da Universidade Nova de Lisboa acolheu um seminário para reflexão sobre estratégias direcionadas a profissionais de saúde para enfrentar hesitação vacinal, evento integrado no plano de trabalhos do projeto VAX-TRUST: Addressing vaccine hesitancy in Europe.
A iniciativa envolveu cerca de duas dezenas de investigadores do consórcio e teve como ponto de partida os resultados destas intervenções, trabalho integrado na avaliação conduzida pela equipa do IHMT. Em análise estiveram as intervenções implementadas em sete países com o propósito de sensibilizar profissionais de saúde para a complexidade da hesitação vacinal e, por essa via, aumentar o seu conhecimento e capacitá-los para um contacto mais eficaz com pais hesitantes.
A reflexão em torno dos desafios enfrentados no desenho e implementação das intervenções e, sobretudo, sobre os resultados alcançados e lições que emergiram nesses percursos permitiu estabelecer uma perspetiva de conjunto destes processos que, na fase final do projeto, se irá traduzir em recomendações facilitadoras do desenvolvimento de intervenções baseadas em evidência direcionadas para profissionais de saúde, bem como de políticas europeias relativas à temática.
O projeto VAX-TRUST decorre até fevereiro de 2024 e é financiado pelo programa HORIZON 2020, da União Europeia. O IHMT integra este consórcio de 10 parceiros, oriundos de 7 países Europeus, através de uma equipa liderada pelo professor Tiago Correia e composta pelos investigadores Cátia Sá Guerreiro, Rita Morais e André Beja.
Veja as fotografias do evento
*qualidade das fotografias ajustada ao website.
Para obter as fotografias com a qualidade original contacte comunicacao@ihmt.unl.pt