No dia 12 de março concluiu-se a construção e operacionalização do VIASEF – In vivo Arthropod Security Facility – uma infraestrutura de alta segurança (ACL3) que oferece à comunidade académica, científica e empresarial a possibilidade de desenvolver estudos “in vivo” com artrópodes autóctones, invasivos, exóticos ou transgénicos, vetores de agentes patogénicos causadores de doenças humanas.
Também fornece condições laboratoriais seguras para desenvolver projetos com patogenos humanos (transmitidos por vetores ou outros), incluindo os classificados como de risco biológico de nível 3 (e.g. vírus chikungunya, corona, ou estirpes de Mycobacterium tuberculosis multirresistentes).
O “VIASEF” é uma infraestrutura científica financiada maioritariamente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do “Roadmap for Research Infrastructures” que fomenta a excelência científica e apoia a inovação tecnológica, tanto a nível nacional como internacional. A obra foi concebida pelo gabinete de arquitetura de Gonçalo Byrne e executada pela empresa MLMoita, tendo sido fiscalizada pela empresa Diligentparallel.