O consórcio ZIKAlliance, do qual o IHMT é parceiro, reuniu pela primeira vez em São Paulo, no Brasil, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2016, para coordenar e planear as atividades para os próximos três anos. Este consórcio multinacional e multidisciplinar é coordenado pelo Inserm, Institut National de la Sante et de la Recherche Medicale, em França, e foi criado no âmbito de um financiamento concedido no âmbito do programa Horizonte 2020, da Direção-Geral da Investigação e Inovação da Comissão Europeia.
O consórcio, que reúne 52 parceiros institucionais localizados em 18 países, pretende interligar grandes estudos observacionais de coorte multicêntricos com investigação científica básicae reunir grupos de investigação das Caraíbas, América Central e América do Sul, África e Europa, em locais onde o vírus Zika está ou já esteve em circulação ou que apresentam risco.
O projeto tem por objetivo medir o impacto da infeção pelo vírus Zika durante a gravidez e identificar os efeitos do vírus em recém-nascidos, a curto e médio prazo; compreender a associação da história natural da infeção pelo vírus em humanos no contexto de outras arboviroses em circulação; e desenvolver investigação preparatória para ameaças futuras na América Latina e nas Caraíbas.
Para dar resposta a estes três objetivos, o ZIKAlliance foi organizado em 9 tarefas, que vão desde a ciência básica, do estudo de animais para estabelecer se são portadores o vírus Zika até à investigação clínica, com foco no diagnóstico e impacto social do Zika na comunidade.
Durante a reunião, cada líder e co-líderes de tarefa tiveram a possibilidade de apresentar e discutir agendas de investigação e planos de trabalho futuros.
Este trabalho é apoiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção ZIKAlliance n.º 734548.