
- +351 213 652 600
- Download CV
- Orcid
- NOVA Research
Miguel Viveiros
Professor Catedrático com Agregação, Subdiretor para a Investigação, Criação de Valor, ligação aos Conselhos e Serviços à Comunidade
Grupo GHTM: GHTM Scientific Coordinator
Miguel Viveiros é Professor Catedrático em Ciências Biomédicas – Microbiologia Médica e Vice-Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.
Dedica-se ao estudo e desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico e terapias alternativas para o tratamento de doenças infeciosas resistentes a fármacos, como tuberculose multirresistente e infecções estafilocócicas.
Especialista no diagnóstico laboratorial e caracterização dos determinantes da resistência por ensaios fenotípicos e genotípicos, utilizando novas abordagens técnicas, como o sequenciamento do genoma completo, nanotecnologia e os ensaios fenotípicos em tempo real. Muitos dos nossos estudos demonstraram as implicações para a saúde pública da multirresistência antibiótica e contribuíram para a melhoria dos tratamentos antiTB de primeira e segunda linha, atualmente recomendados.
Coordenador Científico do Centro de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia – Saúde Global e Medicina Tropical (UID/04413/2020) desde 2020.
Membro fundador e tesoureiro, atualmente membro do comitê de gestão do Grupo de Estudo de Infecções por Micobactérias (ESGMYC) da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ESCMID).
Diretor Geral e Coordenador Científico do “Ciência LP – Centro Internacional de Formação Avançada em Ciências Fundamentais para Cientistas de Países de Língua Portuguesa” (Centro de Categoria 2 da UNESCO) e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Microbiologia.
Vice-presidente (2017) e presidente (2019) das Gordon Research Conference – Multi-Drug Efflux Systems – 2017-2019.
Membro do painel de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal e avaliador especialista da MRC África do Sul e UK (área de Tuberculose), Wellcome Trust Awards, Fundação de Pesquisa – Flandres (FWO), Bélgica, Dutch Research Council (NWO), Holanda, Haut Conseil de l’Evaluation de la Recherche et de l’Enseignement Supérieur (HCERES) e Agência Nacional de Avaliação Científica (ANEP), Espanha. Autor/co-autor de mais de 200 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livro em micobacteriologia, bacteriologia, resistência a antibióticos, genética microbiana, epidemiologia molecular e imunologia.
Especialista no diagnóstico precoce TB ativa ou latente e novas terapêuticas para a MDRTB e XDRTB. Dedica-se ao estudo e desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico e terapias alternativas para o tratamento de doenças resistentes a fármacos, como tuberculose multirresistente e infecções estafilocócicas resistentes à meticilina-vancomicina, usando novas tecnologias e novas terapias incorporando adjuvantes não-antibióticos da quimioterapia. Estudou, nos últimos 15 anos, a contribuição das bombas de efluxo e transportadores de membrana para fenótipos multirresistentes bacterianos e como podemos prevenir, reverter ou reduzir o nível de resistência e recuperar a eficácia dos antibióticos aos quais a bactéria se tornou resistente. Com uma equipe internacional de colaboradores, documentou as mutações em alvos de drogas e as concentrações inibitórias mínimas associadas correspondentes para a maioria dos alvos de drogas anti-TB em M. tuberculosis e também a eficácia de vários novos inibidores em muitas das bactérias MDR em particular M / XDRTB. Conduziu o diagnóstico laboratorial e a caracterização dos determinantes da resistência por ensaios fenotípicos e genotípicos, utilizando novas abordagens técnicas, como o sequenciamento do genoma inteiro e os ensaios fenotípicos em tempo real. Esses estudos também demonstraram as implicações para a saúde pública associadas a esses achados e contribuíram para a melhoria dos tratamentos anti-TB de primeira e segunda linha, atualmente recomendados. Envolvido na concepção e condução de vários estudos multicêntricos no campo da micobacteriologia e diagnóstico laboratorial da tuberculose envolvendo as empresas e instituições Becton & Dickinson, EUCAST, ESGMYC, TB Alliance, e empresas farmacêuticas como Janssen, Otsuka e Tecnimede. Participou da validação do SIRE KIT Nitratase para M. tuberculosis DST na rede de laboratórios brasileiros de TB. Profundamente envolvido no desenvolvimento do nanodiagnóstico da TB em colaboração com o Grupo de Nanoteranósticos FCT / UNL (PI-Pedro V. Baptista).
1. Patil M, Munteanu T, Brasseur G, Ferreira C, Costa SS, Couto I, Athar M, Asunis E, Vargiu AV, Viveiros M, DiGiorgio C, Brunel F, Raimundo JM, Camplo M, Siri O, Bolla JM. Unlocking the Gates: A Novel Diagnostic Molecule for Quantifying Efflux Levels in Gram-Positive Bacteria. Adv Healthc Mater. 2025 Apr;14(11):e2404145. doi: 10.1002/adhm.202404145.
2. Elias R, Modesto A, Machado D, Pereira B, Phelan J, Melo-Cristino J, Lito L, Gonçalves L, Portugal I, Viveiros M, Campino S, Clark TG, Duarte A, Perdigão J. Dissemination of arr-2 and arr-3 is associated with class 1 integrons in Klebsiella pneumoniae clinical isolates from Portugal. Med Microbiol Immunol. 2025 Jan 8;214(1):6. doi: 10.1007/s00430-024-00814-y.
3. Ferrinho P, Viveiros M, Fronteira I. Antimicrobial resistance, society and environment: A glocal syndemic. One Health. 2023 Feb 17;16:100512. doi: 10.1016/j.onehlt.2023.100512.
4. Antimycobacterial Susceptibility Testing Group. Updating the approaches to define susceptibility and resistance to anti-tuberculosis agents: implications for diagnosis and treatment. Eur Respir J. 2022 Apr 14;59(4):2200166. doi: 10.1183/13993003.00166-2022.
5. Bateson A, Ortiz Canseco J, McHugh TD, Witney AA, Feuerriegel S, Merker M, Kohl TA, Utpatel C, Niemann S, Andres S, Kranzer K, Maurer FP, Ghodousi A, Borroni E, Cirillo DM, Wijkander M, Toro JC, Groenheit R, Werngren J, Machado D, Viveiros M, Warren RM, Sirgel F, Dippenaar A, Köser CU, Sun E, Timm J. Ancient and recent differences in the intrinsic susceptibility of Mycobacterium tuberculosis complex to pretomanid. J Antimicrob Chemother. 2022 Mar 9:dkac070. doi: 10.1093/jac/dkac070.