O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) é uma Unidade Orgânica da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), com tutela do Ministério da Educação e Ciência, que visa o desenvolvimento do conhecimento científico dos problemas de saúde ligados ao meio tropical e intertropical.
Criado a 24 de abril de 1902, com a denominação de Escola de Medicina Tropical, o IHMT esteve inicialmente vocacionado para o estudo, ensino e clínica das doenças tropicais. Esta atuação evoluiu para uma abordagem integrada, que vai desde o nível molecular aos sistemas globais de saúde, com um forte empenho na resolução de problemas de saúde que atingem os mais pobres e os excluídos, em todos os continentes.
O Instituto é reconhecido, a nível nacional e internacional, pela sua história mas também pela qualidade científica do ensino pós-graduado, investigação e contributo na cooperação para o desenvolvimento da saúde nos PALOP e Timor-Leste. A qualidade da sua intervenção foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde ao atribuir-lhe o estatuto de centro colaborador para as Políticas e Planeamento da Força de Trabalho em Saúde.
O IHMT desenvolve atividades nas seguintes áreas de intervenção:
Ensino e formação
O ensino em saúde tropical é a missão original do IHMT, antecedendo mesmo a criação da Escola de Medicina Tropical, em 1902. A formação académica está centrada em programas de doutoramento e mestrado com especificidades únicas em Portugal e no espaço lusófono: em ciências biomédicas (incluindo parasitologia e microbiologia médicas), em medicina tropical (clínica e patologia tropical) e em saúde pública (saúde internacional, saúde e desenvolvimento, políticas de saúde e desenvolvimento e saúde pública tropical). Ensinamos o que investigamos e encontramo-nos cada vez mais orientados para alargar a nossa oferta pedagógica através de cursos não conducentes a grau, cursos de apoio ao desenvolvimento e formações breves de atualização técnica. Apostamos fortemente na oferta de formação não presencial.
Investigação
A política de investigação do IHMT encontra-se consubstanciada no centro de investigação e desenvolvimento Global Health and Tropical Medicine (GHTM) – classificado como ‘Excelente’ pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A atividade do GHTM assenta em duas linhas transversais de investigação:
- Desafios da saúde de viajantes e migrantes
- Doenças emergentes e mudanças ambientais e climáticas
Estas linhas congregram os seguintes três grupos de investigação: doenças transmitidas por vetores; tuberculose, HIV e outros agentes oportunistas; saúde das populações, políticas e serviços.
Observação em saúde
A saúde insere-se num contexto de permanente mudança. Através da observação sistematizada desse contexto, dos determinantes da saúde, da ocorrência de doenças e enfermidades e dos seus vetores e hospedeiros, o IHMT monitoriza e avalia o estado de saúde continuamente, de forma a ajudar a identificar as intervenções mais adequadas às situações detetadas.
Apoio ao desenvolvimento
O desenvolvimento em Saúde depende de organizações robustas que, gradualmente, desenvolvam a capacidade local para planear, executar, monitorizar e avaliar as atividades conducente a ganhos em saúde num espírito de universalidade, equidade, solidariedade e cidadania nacional e global. Para tal, o IHMT desenvolveu um conjunto de ofertas formativas de apoio ao desenvolvimento, direcionadas para capacitar agentes competentes e motivados para, no do sistema nacional de saúde de cada país, desenvolverem as ações necessárias para garantir cuidados de saúde universais no acesso, relevantes nos serviços prestados e seguros para quem os presta ou recebe, contribuindo para objetivos de saúde regionais, nacionais e institucionais. Todos estes cursos de apoio ao desenvolvimento são oferecidos por solicitação das autoridades sanitárias de um país ou região, para os seus quadros dirigentes ou técnicos, não havendo lugar a inscrições por iniciativa pessoal. Os cursos são avaliados e as ações formativas são complementadas por outras ações de assistência técnica de acordo com as necessidades identificadas.
Prestação de serviços à comunidade
A prestação de serviços do IHMT coloca as nossas competências à disposição do cidadão, através de consultas do viajante, consultas de medicina tropical, consultas de dermatologia tropical, serviços de diagnóstico laboratorial e consultas de apoio metodológico a cientistas e académicos (de epidemiologia, bioestatística e métodos qualitativos). Refira-se que o IHMT possui ainda um laboratório de referência para diagnóstico da leptospirose, de acordo com as orientações da International Leptospirosis Society (ILS)/OMS, e coloca ao dispor de investigadores e cientistas os seus insetários e biotério.
Preservação do património histórico
Com mais de 110 anos de existência, o IHMT detém um património cultural e museológico de enorme riqueza histórica. É nosso objetivo a sua recuperação e preservação, de forma a dar-lhe uma visibilidade relevante no contexto dos desenvolvimentos museológicos associados à história da ciência em Portugal.