Diretora de Unidade:
Maria do Rosário O. Martins
Apresentação
A Unidade de Ensino e Investigação em Saúde Pública Global desenvolve atividade de excelência nas áreas de políticas e estratégias de saúde, sistemas de serviços de saúde, recursos humanos em saúde, saúde dos migrantes e formação em saúde. É orientada por valores de equidade, justiça social e solidariedade e princípios de eficiência e qualidade. Combina competências metodológicas de análise quali-quantitativa. Recorre ainda às capacidades da maioria das UEI biomédicas do IHMT, numa perspetiva de desenvolver sinergias conducentes a abordagens metodológicas que integram a perspetiva populacional e de sistemas com a perspetiva laboratorial. As suas atividades têm sido desenvolvidas com enfoque nos Países Mais Pobres (PMP) em geral e em Portugal, e em outras comunidades de língua oficial portuguesa (CPLP).
A unidade obteve, em novembro de 2011, o estatuto de Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para as Políticas e Planeamento da Força de Trabalho em Saúde, tendo esta atribuição sido renovada, por mais quatro anos, em 2016. Neste âmbito, a UEI tem contribuído para afirmar a imagem do Instituto de Higiene e Medicina Tropical como uma referência na área da Saúde Pública e Medicina Tropical em Portugal, bem como na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa.
Objetivos
Esta UEI desenvolve atividades de ensino, investigação, cooperação e prestação de serviços nas áreas estratégicas de sistemas e serviços de saúde (governação, redes de serviços de saúde e recursos humanos em saúde); mobilidade populacional e migração; formação em saúde em Português; metodologias de investigação em saúde; e investigação em VIH/SIDA.
- Na área do ensino tem como objetivo desenvolver o ensino de excelência na área da Saúde Pública Internacional e Bioestatística, promovendo a formação interdisciplinar de profissionais da saúde e do setor social que têm interesse pelos problemas de saúde, saúde internacional e do desenvolvimento. As ofertas incluem Cursos de Mestrado e Doutoramento, cursos regulares de menor duração e outras atividades de formação elaboradas a pedido. As atividades de ensino, para além da capacitação dos profissionais, visam frequentemente o fortalecimento das instituições de formação e o apoio ao desenvolvimento. Desenvolve ainda programas de ensino à distância, com recurso às tecnologias de informação, de forma a promover a difusão do conhecimento para além fronteiras, nomeadamente nos países da CPLP.
- Na área da investigação, desenvolve trabalho numa perspetiva multidisciplinar. De forma a promover a excelência da investigação e desenvolvimento no domínio da Saúde Pública Internacional, os membros participam ativamente em diferentes redes envolvendo grupos de investigação/consórcios internacionais e nacionais. O conhecimento produzido contribui para apoiar a conceção de políticas de saúde que maximizem os ganhos em saúde das populações-alvo, através da produção de evidência para apoiar a tomada de decisões. Também contribui para o desenvolvimento de intervenções específicas às necessidades das populações com vista à melhoria da sua saúde.
- Na área da cooperação, a UEI desenvolve colaborações com instituições-chave ligadas à saúde pública nos PALOP e CPLP, bem como projetos de ensino e investigação relevantes, de apoio ao desenvolvimento e reforço das instituições locais, em estreita articulação com o gabinete de cooperação. A cooperação com estes países desenvolve-se através de trabalho com: a) grupos comunitários necessitando apoio de planificação, gestão e análise de serviços sanitários, como grupos afetados por doenças e/ou outros grupos vulneráveis; b) instituições e indivíduos relacionados com governos locais; c) redes de apoio ao desenvolvimento internacional, como redes de ONG, agências das Nações Unidas e associações profissionais.
A Unidade dá ainda resposta a solicitações de consultoria (apoio técnico e ou científico), que contribuem para fortalecer as vertentes principais da sua missão.