As autoridades de saúde da Madeira confirmaram a deteção de dois casos de dengue em residentes do Funchal. A presença do vírus foi identificada em mosquitos Aedes aegypti capturados em armadilhas de monitorização na região, levantando preocupações sobre a possibilidade de um novo surto na ilha.
Em entrevista à RTP, o Professor Doutor Jaime Nina, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, alertou para a necessidade urgente de eliminar o vírus dos mosquitos até junho, de forma a evitar uma propagação significativa. O professor Jaime Nina ainda que este esforço exige uma resposta coordenada entre as autoridades regionais e a população, incluindo medidas como a eliminação de potenciais locais de reprodução dos mosquitos e campanhas de sensibilização.
As autoridades estão a fazer um reforço das atividades de vigilância e apelam à adoção de medidas preventivas por parte da população, tais como o uso de repelente e a eliminação de água parada, onde os mosquitos se reproduzem. Em caso de sintomas como febre, dores musculares e articulares, e erupções cutâneas, é fundamental procurar assistência médica.
O IHMT mantém-se atento à evolução da situação e reforça o seu compromisso na investigação e em atividades de prevenção para a contenção do vírus da dengue. Vídeo da reportagem: Jornal da Tarde de 19 fev 2025 – RTP Play (1ª PARTE_Minuto 14’40’ até 17’25’).