O Dia Internacional do Microorganismo vai ser assinalado nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, com atividades gratuitas para alunos integrados em turmas, população sénior ou simples curiosos que estejam interessados em descobrir o papel essencial que os microrganismos desempenham na nossa saúde, ambiente e qualidade de vida.
Em destaque vão estar os superpoderes das nanopartículas, as viagens interestelares das bactérias, aprender como funciona um microscópio, o “MICRObowling” ou perceber os perigos da resistência aos antibióticos. A Feira de Ciência integra 10 bancas, entre as quais uma dinamizada pelo IHMT – Instituto de Higiene e Medicina Tropical da NOVA.
A iniciativa é organizada por investigadores do ITQB NOVA – Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa – com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e a participação do IHMT NOVA –e do IGC – Instituto Gulbenkian de Ciência.
O Dia Internacional do Microorganismo pretende lembrar a data, em 1963, em que o holandês Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society of London, onde relatava a primeira descrição de um organismo unicelular. Nesta famosa carta, foi feita uma descrição minuciosa da primeira observação de bactérias vivas presentes na placa dentária, acompanhada por desenhos dos microrganismos e de seus movimentos. Foram assim lançadas as bases da Microbiologia.