No dia 11 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, instituído em 2015 pela UNESCO e pela ONU-Mulheres, com o objetivo de sensibilizar para a importância do papel das mulheres na ciência e promover o seu acesso e participação plena e equitativa nesta área.
O IHMT, através do projeto MulhereSTrop – Rede de Mulheres de Expressão Portuguesa em Saúde Tropical, celebrará esta efeméride com a organização da conferência “Mulher na Ciência” que decorrerá no dia 11 de fevereiro, às 16h00, em formato híbrido. A componente presencial será na Sala Fraga de Azevedo. Em alternativa, é possível acompanhar o evento via plataforma Zoom, através do seguinte link:
Programa
16h00 | Abertura
• Prof. Doutora Isabel Maurício, MulherSTrop (IHMT NOVA) |
16h10 | Palestra – Empoderando Mulheres na Ciência: O Impacto transformador da Mentoria
• Professora Doutora Nilsa de Deus (Instituto Nacional de Saúde de Moçambique) |
Palestra – “Mulher, mãe, esposa e pesquisadora: Missão impossível ou missão incrível?”
• Doutora Cynthia Baltazar (PSI – Population Services International – Moçambique) |
|
17h00 | Discussão
• Discussão e sessão de perguntas aberta ao público |
Notas Bibliográficas
Professora Doutora Nilsa de Deus é formada em Medicina Veterinária pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Moçambique. Em 2008, obteve o doutoramento na Espanha pela Universidade Autónoma de Barcelona. De 2008 a 2011 trabalhou no Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM) em Moçambique.
É investigadora sénior no Instituto Nacional de Saúde (INS) onde trabalha desde 2011 nas seguintes linhas de pesquisa: epidemiologia do rotavírus, impacto e efectividade de vacinas contra o rotavírus, etiologia da diarreia em crianças, imunogenicidade de novas vacinas contra a pólio e epidemiologia de SARS_CoV_2 em crianças.
É presidente do Comitê Institucional de Ética do INS (CIE-INS), coordenadora da pós-graduação em ciências da saúde realizada em colaboração com a FIOCRUZ do Brasil e pesquisadora principal de vários projetos financiados por diferentes entidades, incluindo a Fundação Calouste Gulbenkian e a Organização Mundial da Saúde.
É supervisora de mais de 10 estudantes de diferentes níveis (PhDs, Mestrado e licenciatura), professora associada na UEM e no ISCTEM.
É autora/co-autora de mais de 50 artigos científicos publicados em revistas indexadas de revisão de pares.
É mentora de carreira e tem dois programas de mentoria: a mentoria MAE e Scientific Mentorship. É autora do livro Seja protagonista da sua carreira.
Doutora Cynthia Semá Baltazar é uma bióloga moçambicana com Doutoramento em Ciências de Saúde pela Universidade de Ghent, na Bélgica. Com quase 20 anos de experiência, foi Directora do FETP, Chefe de Vigilância em Saúde e Chefe do Laboratório de Serologia no Instituto Nacional de Saúde. Especialista em epidemiologia e vigilância de doenças infecciosas, liderou inquéritos biocomportamentais e desenvolveu projectos nacionais e internacionais.
Actualmente, lidera o projecto DISC na Population Services International (PSI) Moçambique, promovendo o autocuidado e o empoderamento feminino no planeamento familiar. Autora de diversas publicações científicas, Cynthia é mãe, aprecia livros, fotografia e temas ligados a espiritualidade.