O Investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), Marcelo Urbano Ferreira, foi um dos convidados do programa «Corpo Clínico», do Canal Saúde+, para falar da Doença X – uma doença hipotética, que pode potencialmente vir a ser causada por patogénicos ainda desconhecidos aos olhos da ciência, e da qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima poder vir a ser 20 vezes mais mortal do que a pandemia de COVID-19.
Em conjunto com Miguel Castanho, Investigador no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) da Universidade de Lisboa, e com Gustavo Borges, Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), o Investigador do IHMT participou numa conversa atipicamente abstrata e conjetural sobre a pandemia do futuro e os esforços necessários para preparar os sistemas de saúde.
“Temos um problema de preparação muito sério. […] embora estejamos falando de algo que literalmente não sabemos o que é, há alguns elementos básicos que estão razoavelmente bem definidos. Ou seja, provavelmente é uma zoonose, i.e., uma doença de animais que se transmite para seres humanos em circunstâncias específicas, como a COVID-19. Esse é o primeiro ponto. O segundo ponto é que muito provavelmente é uma doença viral.” – disse o Investigador ao entrevistador Marco António.
O episódio estreou no dia 1 de fevereiro, às 23h00.
Veja o episódio completo, com todas as intervenções, no website do Canal Saúde+ | Parte 1 (23:56) | Parte 2 (25:50) |