Está a decorrer, em formato online, de 8 de setembro a 7 de novembro de 2025, o Curso Internacional de Governação e Planeamento Estratégico da Força de Trabalho em Saúde. Esta iniciativa é promovida no âmbito da Joint Action HEROES (HEalth woRkfOrce to meet health challEngeS), financiada pelo programa europeu EU4H-PJG. O curso é organizado pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa (IHMT NOVA), em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), e conta com a coordenação da Prof.ª Doutora Isabel Craveiro e apoio à organização de Réka Cane, Matilde Pacheco e Danielle Cosac.
Composto por cinco módulos, este curso articula diferentes metodologias de aprendizagem entre pares, como trabalhos em grupo, simulações, contributos de especialistas nacionais e internacionais e estudos de caso, que proporcionam uma pedagogia abrangente e prática. Através desta formação, espera-se que os participantes fiquem mais preparados para a participação ativa na definição e implementação de políticas públicas na área da saúde, assim como para a realização de análises de dados que sustentem o planeamento estratégico da força de trabalho em saúde.
O envolvimento do IHMT NOVA, e do seu centro de investigação, o GHTM – Global Health and Tropical Medicine, é fundamental, ao trazer a experiência da instituição em investigação e na formação em saúde para apoiar o planeamento, o desenvolvimento de metodologias, a capacitação de profissionais e a partilha de boas práticas, reforçando a qualidade e o impacto do projeto a nível nacional e europeu.
A Joint Action HEROES reúne 19 países e 51 organizações parceiras. Em Portugal, a ACSS é a Autoridade Competente participante na Joint Action e o IHMT NOVA a Entidade Afiliada. Trata-se de uma ação conjunta europeia que visa reforçar a capacidade de planeamento dos recursos humanos em saúde, dotando os países de dados, informações e instrumentos (como sistemas, modelos e ferramentas) que apoiem decisões estratégicas de longo prazo sobre o planeamento da força de trabalho em saúde, desde a formação ao recrutamento e retenção, assegurando serviços de saúde acessíveis, sustentáveis e resilientes.
Neste curso, participam altos dirigentes e colaboradores da ACSS, bem como representantes de outras entidades do Ministério da Saúde. Entre estas destacam-se a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), diversas Unidades Locais de Saúde (ULS) e o Instituto Português de Oncologia (IPO), cuja experiência e conhecimento especializado contribuem de forma decisiva para a reflexão e partilha de boas práticas no âmbito da governação e planeamento estratégico da força de trabalho em saúde.