O Instituto de Higiene e Medicina Tropical [IHMT], em colaboração com a Global Alliance against Chronic Respiratory Diseases [GARD], a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa [CPLP] e a GARD-Portugal organizaram, esta terça-feira (22 junho) com o apoio da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH], a Conferência online “O IMPACTO DA COVID-19 NAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÓNICAS NOS PAÍSES DA CPLP ”.
O cirurgião José Fragata, vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa e director do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, um dos intervenientes nesta conferência online, contou que recentemente um homem com 60 anos, saudável até ficar doente com a covid-19 e que esteve vários meses ventilado, teve de se submeter a um transplante dos dois pulmões, que ficaram “indistinguíveis da fibrose pulmonar”.
O cirurgião alertou para as consequências da COVID-19 que só se conhecerão “no dia seguinte” da pandemia e que passarão por todos os que ficaram por tratar e os que ganharam sequelas respiratórias, articulares e outras, ainda não conhecidas. “Esta é a verdadeira ponta do icebergue da pandemia que ainda não conhecemos”, afirmou. Leia a notícia da agência de notícias Lusa aqui.
Na mesma iniciativa, a pneumologista Margarete Arrais, coordenadora da Global Alliance Against Chronic Respiratory Diseases (Aliança Global Contra Doenças Respiratórias, GARD, na sigla em inglês) sublinhou que a Covid-19 teve um impacto similar na abordagem das doenças respiratórias crónicas nos países da CPLP, mas expôs várias desigualdades, nomeadamente ao nível socioeconómico e no acesso aos cuidados de saúde. Leia a notícia completa aqui.
A Conferência tem como objetivo analisar o impacto da COVID-19 na abordagem das doenças respiratórias crónicas [DRCs], o papel das organizações e instituições na resposta à pandemia e como uma estratégia de preparação e resiliência contra futuras pandemias, envolvendo comunicação, informação e colaboração a vários níveis pode ser implementada para se minimizarem desigualdades nos cuidados de saúde das DRCs.