O professor de Saúde Internacional do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade NOVA de Lisboa, Tiago Correia, analisou no Jornal da Uma, da TVI, o aumento dos casos de Covid-19 em Portugal, nas últimas semanas.
O especialista lembrou que é natural que haja um aumento estando o país a viver a normalidade possível, por oposição ao período de confinamento, mas que é preciso ter cuidado com os picos, porque significa que não estão a ser identificadas as cadeias de transmissão.
Tiago Correia considerou também que os “comportamentos estão a ficar muito polarizados”, há medo a mais e medo a menos, realçando que “a mensagem política não está a passar conveniente, porque as pessoas já passaram seis meses desta situação, estão cansadas”.
O professor de Saúde Pública salienta que existiu “uma enorme descredibilização na Opinião Pública sobre a importância desta doença”, que continua a apresentar-se como nova para a comunidade médica e científica. “Há muitas dúvidas do ponto de vista clínico e não podemos desconsiderar a doença”, defende.
Assista aqui à entrevista completa de Tiago Correia no Jornal da Uma da TVI no dia 18 de setembro.
No dia anterior, na edição da noite na TVI24, perante a subida de casos diários em Portugal, o professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA referiu que o aumento de infeções é expectável, mas que se pensava que iria surgir mais tarde.
Segundo Tiago Correia, Portugal volta a sofrer um atraso de cerca de 15 dias na chegada de uma nova onda em relação à Europa, tal qual o que aconteceu no mês de março, quando o novo coronavírus chegou a Portugal. Acompanhe a opinião do especialista aqui.