Foi publicado o volume 24, número 1, de 2025, dos Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Tendo como tema central a formação da força de trabalho em saúde, esta edição evidencia o papel da integração transversal de saberes na pedagogia nas áreas das Ciências da Saúde, articulando competências técnicas, digitais, éticas e humanas que permitam formar profissionais de saúde do séc. XXI.
Os artigos publicados abordam temas atuais relevantes. O avanço exponencial da IA e das tecnologias digitais colocam novos desafios à educação na área saúde. O volume inclui contributos que exploram a aplicação da IA em diferentes contextos, como a utilização do ChatGPT por estudantes ou a formação pós-graduada em Angola, sublinhando a importância da aprendizagem contínua e adaptativa.
Além disso, no contexto atual, marcado por transformações geopolíticas, sociais, ambientais e científicas, garantir a qualidade do ensino é uma prioridade estratégica, que deve estar alinhada às necessidades epidemiológicas e dos sistemas de saúde. Neste contexto, são apresentados estudos que refletem essa necessidade, nomeadamente sobre auxiliares de saúde, o ensino da Oncologia nos PALOP, os cuidados neonatais em Luanda ou a qualidade do ensino no IHMT NOVA, bem como investigações em torno da SARS-CoV-2, de parasitoses intestinais, da leishmaniose tegumentar e de eventos toxicológicos.
Por fim, a secção “Comunicação e Cultura”, que conta com breves artigos de João Schwalbach e Mia Couto, e Paula Fortunato e Michael Goldblatt, enriquecem o volume com narrativas visuais e literárias que evocam o conceito de “uma só saúde” através do diálogo entre fotografia e escrita.
Com esta edição, os Anais do IHMT reafirmam o seu papel enquanto plataforma de reflexão científica e pedagógica, contribuindo de forma consistente para a produção e difusão de conhecimento. Ao fazê-lo, reforçam o compromisso do IHMT NOVA com a excelência académica e científica, bem como a promoção de uma abordagem integrada e colaborativa para enfrentar os desafios global de saúde.
A mais recente edição dos Anais do IHMT pode ser consultada aqui.