O episódio em que o Dr. House menciona o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT NOVA) por causa de um caso de doença do sono foi recordado por João Neto, Diretor do Museu da Farmácia, num painel dedicado ao “Português como Língua de Ciência”, no Encontro de Ciência 2022, que decorreu de 16 a 18 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa. Um tema para o qual deu também o seu contributo Susana Catita, diretora executiva do Centro de Ciência LP, que tem sede no instituto.
Com o mote “Construir o Futuro com a Ciência”, o Encontro de Ciência 2022 promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em colaboração com a Ciência Viva e com a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, contou com a presença de professores e investigadores do IHMT NOVA que deram a conhecer as infraestruturas integradas no instituto:
- Viasef – In Vivo Arthropod Security Facility, uma infraestrutura de alta segurança (ACL3) que oferece à comunidade académica, científica e empresarial a possibilidade de desenvolver estudos “in vivo” com artrópodes autóctones, invasivos, exóticos ou transgénicos, vetores de agentes patogénicos causadores de doenças humanas.
- Biobanco GHTM-IHMT – Biotropical Resources tem como objetivo organizar e sistematizar as coleções já existentes no GHTM/IHMT NOVA, resultantes da sua longa atividade de investigação em saúde pública em ambiente tropical, assim como integrar novas amostras biológicas, potenciando novas oportunidades de cooperação entre investigadores e instituições nacionais e internacionais.
Para além destas iniciativas, foram apresentados três e-posters pelos alunos de doutoramento do IHMT Réka Cane, Fernanda Salvador e Ronise Silva e duas comunicações orais pelas investigadoras Sofia Seabra (Vigilância genómica viral: análise filodinâmica do vírus Zika e proposta de um sistema de nomenclatura) e Sandra Antunes (Estudos ómicos em Rhipicephalus bursa- Babesia ovis para o desenvolvimento de métodos alternativos de controlo de carraças e doenças associadas).
No Encontro de Ciência 2022, os cientistas apresentaram e debateram os principais temas de investigação que estão no centro das unidades de I&D em Portugal e que refletem as questões-chave da mundo da ciência hoje.