O Seminário sobre Planeamento em Saúde, que se realiza nos dias 28 e 29 de novembro, no IHMT, pretende dar resposta a uma necessidade de aprofundamento deste tema, sentida quer no ambiente académico, quer no meio político e técnico. Por outro lado, visa analisar e comparar experiências de planeamento da saúde em diferentes contextos políticos, económicos e sociais.
O tema tem seguido percursos diversos em diferentes continentes e países, em alguns casos influenciados pela publicação de importantes documentos de organizações internacionais, em especial da Organização Mundial da Saúde.
Em Portugal, “Saúde, um Compromisso”, publicado no final da década de noventa do século vinte, e os Planos Nacionais de Saúde 2004/2010 e 2011/2016 constituíram importantes documentos, mas sem clara fixação prévia ao nível das políticas de saúde e sem continuidade significativa. Em todos os países lusófonos existem experiências muito relevantes de planeamento no setor da saúde. Estas serão contrastadas com outras do Canadá, de Espanha e do Reino Unido.
Com base nestas experiências, o seminário pretende atingir três objetivos fundamentais:
- aprofundar aspetos doutrinais deste tema;
- conhecer e analisar realizações concretas nesta área; e
- discutir desenvolvimentos futuros do planeamento em saúde.
Consultar o programa
Entrada livre, mas sujeita a inscrição. As inscrições estão limitadas à capacidade da sala.
As sessões estão acessíveis, através de streaming, para participantes fora de Portugal (inscrição obrigatória).