A resistência aos fármacos é um problema de saúde pública crescente e de dimensão global, afetando vários milhões de pessoas anualmente. Nos últimos anos, tem-se testemunhado um aumento alarmante de infecções causadas por bactérias, vírus, parasitas e fungos resistentes a estes compostos. Este aumento tem-se registado não só a nível hospitalar mas também na comunidade. A resistência aos antimicrobianos é um problema complexo e multifactorial, que exige uma acção concertada para que se consiga conter a emergência e disseminação de agentes patogénicos resistentes.
À semelhança de anos anteriores, a Organização Mundial de Saúde e o European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) promovem, respectivamente, a World Antibiotic Awareness Week, de 12 a 18 de Novembro e o European Antibiotic Awareness Day, a 18 de Novembro. O GHTM junta-se a estas iniciativas, no seu segundo GHTM Antimicrobial Resistance Awareness Day, um encontro para que investigadores e colaboradores do GHTM apresentem os trabalhos que desenvolvem nesta temática e que servirá como plataforma de discussão para iniciativas futuras que contribuam para o combate à resistência aos fármacos.
O GHTM convida todos a assistir ao “Segundo Encontro GHTM Antimicrobial Resistance Awareness Day” a decorrer na Sala Fraga de Azevedo, dia 13 de novembro de 2018, entre as 09h45 e as 13h00.
Consultar Programa