A tomada de posse de Filomeno Fortes como Diretor do IHMT NOVA realiza-se no dia 26 de setembro, quinta-feira às 14h, na Sala do Senado na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Campus Campolide). A cerimónia é pública.
Filomeno Fortes foi nomeado diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa, para o período de 2019-2023. O médico angolano foi eleito por unanimidade no dia 31 de julho no seguimento de um concurso internacional e é o primeiro estrangeiro a ocupar este cargo no IHMT.
É mestre em Saúde Pública, especialista em Saúde Pública, em Epidemiologia e Controlo da Malária e doutorado em Ciências Biomédicas, foi coordenador do Doutoramento de Ciências Biomédicas na Universidade Agostinho Neto em Luanda, criado em parceria com o IHMT, e da Unidade de Higiene do curso de Medicina da Faculdade de Medicina em Angola. Integra também a Federação Internacional de Doenças Tropicais e já desempenhou vários cargos de relevo em Angola, foi diretor nacional de Controlo de Endemias, chefe do departamento de controlo de doenças da Direção Nacional de Saúde Pública e diretor do Programa de Controlo da Malária, entre outros.
Na apresentação pública da sua proposta de ação para a direção do IHMT, Filomeno Fortes defendeu o reforço do prestígio nacional e internacional do instituto, bem como das parcerias com os países da CPLP e América Latina.