O dia 10 de dezembro assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos, cujo tema para 2025 é “As Nossas Necessidades Diárias” (“Human Rights: Our Everyday Essentials”). Este enfoque procura reafirmar os valores fundamentais dos direitos humanos — dignidade, igualdade, justiça e liberdade — e sensibilizar para a sua importância, mostrando como moldam as nossas vidas diárias, muitas vezes de formas que nem percebemos.
Num período marcado por turbulência e imprevisibilidade, a campanha das Nações Unidas lembra-nos que os direitos humanos não são uma ideia abstrata, mas um elemento essencial do nosso quotidiano. No entanto, essa ideia simples é frequentemente esquecida, tornando ainda mais importante reforçar a consciência coletiva e o compromisso com a sua defesa.
Alinhando-se com esta mensagem, o IHMT NOVA sublinha que os direitos humanos são um pilar fundamental do seu trabalho académico e científico. Esta visão reflete-se no trabalho desenvolvido por investigadores do Global Health and Tropical Medicine (GHTM), centro de investigação do Instituto, cujos projetos contribuem para a promoção e defesa dos direitos humanos em múltiplas áreas, reforçando o acesso à saúde, a equidade e o bem-estar das populações. Esta premissa, que tem estado presente nos objetivos do GHTM, foi reconhecida com a atribuição da Medalha de Ouro dos Direitos Humanos da Assembleia da República a uma das suas investigadoras em 2021.
Ao assinalar esta data, o IHMT NOVA reforça que os direitos humanos começam nas escolhas de cada dia e fortalecem-se através da ação coletiva.
