No âmbito da colaboração entre a Universidade Aga Khan (AKU) e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical – Universidade NOVA de Lisboa (IHMT NOVA), o Professor Doutor Henrique Silveira esteve no Paquistão para colaborar num projeto que tem como objetivo erradicar a malária no país até 2035.
A iniciativa para combater aquela que é uma das doenças mais mortíferas do mundo une os esforços da Direção de Controlo da Malária do Paquistão (DoMC) e do Consórcio para a Eliminação da Malária (MEC), do qual o Professor Doutor Henrique Silveira faz parte, sendo liderado pelo Professor Mohammad Assim Beg, do Departamento de Patologia e Medicina Laboratorial da Universidade Aga Khan. O projeto é financiado pelo Projeto GLIDE e conta com o apoio do Ministério da Saúde de Sinde – Departamento de Doenças Transmitidas por Vetores.
No dia 22 de maio de 2024, realizou-se na Universidade Aga Khan, em Carachi, o Simpósio AKU-MEC, onde os líderes dos ministérios federais e provinciais do Paquistão, juntamente com os especialistas em malária do MEC reuniram-se para definir estratégias e planear o roteiro para erradicar a doença. O Professor Doutor Henrique Silveira foi um dos palestrantes, tendo feito uma exposição das ferramentas a utilizar para o controlo de vetores. Este simpósio foi visto como um importante marco na longa jornada para a eliminação da malária, esclarecendo sobre as atuais lacunas e desafios, ao mesmo tempo em que reformulou as perspetivas da comunidade sobre a situação futura de malária no país. No dia seguinte, foi feita uma visita à cidade de Thatta, local selecionado para implementar este projeto de longo prazo.
“It is important for our health practitioners to be armed with knowledge and resources on vector research techniques and climate change analysis, as well as any factors attributed to the strengthening of malarial parasites in the country. I would very much like to see this partnership move forward and apply the recommendations made in Phase 1 of this project by AKU and Zenysis to make Thatta District a model district for malaria elimination” – afirmou a Ministra da Saúde do Governo de Sindh e principal benfeitora da AKU-MEC, a Dra. Azra Pechuho.
Por sua vez, o Presidente da AKU, o Dr. Sulaiman Shahabuddin, afirmou que “Pakistan has more than a decade to achieve its goal of eliminating malaria by 2035. Kyrgyzstan, Tajikistan, and Uzbekistan have done it… Sri Lanka has done it. So has China and the UAE. I believe Pakistan can also be a beacon of hope for its surrounding regions in the war against malaria“.
Ainda sobre este assunto, o líder do projeto, o Professor Mohammad Assim Beg, defendeu que “the challenge to eliminate malaria from Pakistan by 2035 is one that requires collective efforts, and we are more prepared than ever to assist the government, stakeholders, and healthcare experts in achieving this goal“.
Com isto em consideração, a AKU-MEC anunciou planos para estabelecer um centro de investigação para apoiar o governo paquistanês no combate à malária, consolidando o compromisso e interesse da AKU e do IHMT NOVA no avanço científico na área da saúde e na resolução de problemas para a saúde pública.
Como parte desta colaboração, foi assinado um memorando que permite a partilha de dados com a MEC e tem como objetivo melhorar a vigilância nacional e os sistemas de informação, que permitirão uma melhor análise de dados e a tomada de decisões informadas na luta contra a malária.
Veja o vídeo