O diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-NOVA) alertou para o aumento de doenças transmitidas por vetores, como a malária, dengue, zika ou chikungunya, que se deverão disseminar devido às alterações climáticas e ao movimento migratório.
Filomeno Fortes falava esta segunda-feira, 21 de junho, na cerimónia de inauguração da VIASEF — In Vivo Arthropod Security Facility, uma infraestrutura de segurança para artrópodes vetores de doenças, localizada no IHMT, em Lisboa.
“Apesar de estarmos a viver uma situação de pandemia pela covid-19, temos acompanhado a situação nos países endémicos de doenças transmitidas por vetores e temos estado a verificar um aumento da morbilidade e mortalidade, principalmente por malária, dengue, zika, chikungunya e outras doenças similares”, afirmou em declarações sublinhadas pela agência de notícias Lusa. Leia mais aqui.
O ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, realçou a importância destes centros de investigação na geografia europeia para o estudo de doenças tropicais e a necessidade de parcerias internacionais, enquanto a ministra angolana do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança sublinhou, via zoom, a importância da cooperação ao nível da investigação desta área, uma vez que, “infelizmente, Angola tem condições de clima muito propensas aos vetores”.
Conheça a Viasef através do vídeo de apresentação:
A VIASEF – In vivo Arthropod Security Facility – uma infraestrutura de alta segurança (ACL3) – oferece à comunidade académica, científica e empresarial a possibilidade de desenvolver estudos “in vivo” com artrópodes autóctones, invasivos, exóticos ou transgénicos, vetores de agentes patogénicos causadores de doenças humanas.
Também fornece condições laboratoriais seguras para desenvolver projetos com patógenos humanos (transmitidos por vetores ou outros), incluindo os classificados como de risco biológico de nível 3 (e.g. vírus chikungunya, corona, ou estirpes de Mycobacterium tuberculosis multirresistentes).
A “VIASEF” é uma infraestrutura científica financiada maioritariamente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do “Roadmap for Research Infrastructures” que fomenta a excelência científica e apoia a inovação tecnológica, tanto a nível nacional como internacional.
Assista ou reveja a sessão aqui: