A Prof. Doutora Isabel Couto, a Doutora Sofia Santos Costa e as doutorandas em Ciências Biomédicas Dra. Catarina Morais e Dra. Marta Leal representaram o IHMT NOVA no 10.º Simpósio Internacional sobre Resistência Antimicrobiana em Animais e Ambiente (ARAE 2025), que decorreu de 30 de junho a 2 de julho, em Berlim.
A Dra. Catarina Morais foi distinguida com o 2.º prémio para melhor comunicação oral, com o trabalho “Genomic analysis of the Staphylococcus pseudintermedius mobilome associated with antimicrobial resistance”, desenvolvido no âmbito do projeto bilateral FCT/DAAD com a Alemanha, liderado pela Prof. Doutora Isabel Couto e pelo Dr. Stefan Schwarz (Freie Universität Berlin).
A Doutora Sofia Santos Costa apresentou uma comunicação oral com os dados mais recentes do projeto DREBI (2022.07931.PTDC), centrado no reposicionamento de fármacos para inibir mecanismos de efluxo e formação de biofilmes em estafilococos. Apresentou ainda um póster com os resultados da aluna de doutoramento Dra. Mariana Andrade.
A Dra. Marta Leal apresentou parte do seu trabalho de doutoramento, intitulado “The role of efflux-mediated resistance in Staphylococcus pseudintermedius”, também no âmbito do projeto FCT/DAAD.
A Prof. Doutora Isabel Couto integrou a Comissão Científica Internacional do simpósio e moderou a sessão “Novel approaches to combat antimicrobial resistance”.
O evento, que contou com mais de 220 participantes de 38 países, destacou-se pelo foco na resistência antimicrobiana numa perspetiva One Health. A presença do IHMT-NOVA reforça o seu compromisso com a investigação de excelência e com uma resposta integrada a este desafio global.