O Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade NOVA de Lisboa, completou no mês de abril 120 anos, tendo ao longo da sua história conseguido desenvolver eixos estratégicos assentes na inovação, na cooperação, na investigação e na comunicação do conhecimento.
Atualmente o instituto está ativamente empenhado nos objetivos preconizados pela Agenda 2030 e participa em atividades de investigação científica e médica internacional, mantendo fortes ligações aos PALOP. A investigação interliga-se com programas de mestrado e doutoramento e atividades de assessoria técnica a ministérios da saúde, em Portugal e na CPLP. O instituto é um espaço multicultural, com quase 600 alunos, metade pertencentes a países como Moçambique, Guiné-Bissau, Angola, Brasil, Cabo Verde, entre outros.
Para celebrar os 120 anos vai decorrer no dia 22 de abril, às 15h00, na Aula Magna do IHMT, uma cerimónia solene com convidados nacionais e internacionais. A assinalar a data vão ser também assinados dois protocolos na área da saúde:
– Protocolo de colaboração entre a Universidade NOVA de Lisboa e o Centro de Lisboa Ocidental, com o objetivo de impulsionar uma colaboração estreita entre o IHMT e o Hospital Egas Moniz através da partilha de experiências, saber e recursos, de modo a permitir um aproveitamento das sinergias dos profissionais ao serviço de cada uma das entidades.
– Protocolo de Colaboração entre a Fundação BAI e a ADMT/Consulta do Viajante em áreas de cuidados primários de saúde e de epidemiologia molecular.
Na iniciativa vai ser igualmente lançado o livro “Serpentes Venenosas de Angola” e inaugurada da exposição “120 anos de Medicina Tropical: ensino e investigação no IHMT”.
História do Instituto de Higiene e Medicina Tropical
O Instituto de Higiene e Medicina Tropical foi fundado a 24 de abril de 1902, por carta de lei do Rei D. Carlos I, como Escola de Medicina Tropical, uma área do saber que até ao início do século XX era ensinada na Escola Naval. Em 1935, a Escola de Medicina Tropical passou a designar-se Instituto de Medicina Tropical (IMT). Nessa época ainda funcionava na Cordoaria Nacional. Coincidindo com a realização dos Sextos Congressos Internacionais de Medicina Tropical e Paludismo, em Lisboa, no ano de 1958, inaugurou-se na Junqueira o novo edifício, que se mantém até hoje.
Após 1935, a escola teve vários nomes até à atual designação de Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Em 1980, foi integrado na Universidade Nova de Lisboa e a partir de 2017 foi também reconhecido como fundação.
PROGRAMA
22 abril 2022 | Aula Magna, IHMT
Para assistir online: https://www.youtube.com/watch?v=IMftGlZdmNk
15h00 | ABERTURA
Professor Doutor Filomeno Fortes | Diretor do IHMT
MENSAGEM DE BOAS-VINDAS
Professor Doutor João Sàágua | Magnífico Reitor da UNL
MOMENTO CULTURA
ORAÇÃO DE SAPIÊNCIA
Professor Doutor Jorge Torgal
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA IHMT
MOMENTO DE HOMENAGEM
ASSINATURA DE PROTOCOLO
LANÇAMENTO DO LIVRO SERPENTES VENENOSAS DE ANGOLA
Doutor Luis Ceríaco/ Professor Doutor Nuno Ferrand de Almeida
COOPERAÇÃO CPLP
Professora Doutora Maria do Rosário Bragança | Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação da República de Angola
MOMENTO CULTURAL
ENCERRAMENTO
18h00 | PORTO DE HONRA
EXPOSIÇÃO “120 Anos de Medicina Tropical: ensino e investigação no IHMT”