A investigadora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa, Ana Tavares, participou novamente no programa Cientista Regressa à Escola, desta vez como Embaixadora da Native Scientist, dando apoio na logística e dinâmica da Oficina. Este ano a Oficina contou com investigadora Margarida Nunes do Laboratório Hercules, da Universidade de Évora, que voltou à sua Escola Básica nº5 em Montemor-o-Novo. A investigadoras tiveram ainda um momento com personalidades do Município local, de modo a estabelecer pontes e estreitar relações com a sua terra natal.
O programa educativo Cientista Regressa à Escola é um projeto desenhado para promover a literacia científica e a igualdade de oportunidades educativas em Portugal, com o objetivo de criar pontes entre crianças e cientistas por todo o país através da realização de oficinais de ciências.
Dirigido a crianças dos 6 aos 12 anos, este programa tem como missão estreitar a relação entre a Ciência e a Sociedade, promovendo o regresso dos cientistas portugueses às escolas de ensino básico que frequentaram para realizarem oficinas de ciência, dinâmicas e didáticas.
Integrado na rede internacional Native Scientist, o projeto enquadra-se e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente, no acesso ao ensino de qualidade (objetivo 4), igualdade de género (objetivo 5), trabalho digno e crescimento económico, redução das desigualdades (objetivo 8), e combate às desigualdades (objetivo 10).