O Prémio de Jornalismo IHMT/Santander Universidades em Saúde Global e Medicina Tropical, promovido pelo IHMT em parceria com o Santander Universidades e a Associação para o Desenvolvimento da Medicina Tropical – ADMT, e com a colaboração da Casa da Imprensa, atribuiu o primeiro prémio ao trabalho “Inimigo Público n.º 1” sobre zika, da autoria da jornalista Sara Sá, da Revista Visão, Grupo Impresa.
O prémio pecuniário, no valor de 2500 euros, pretende incentivar o desenvolvimento de trabalhos jornalísticos de qualidade, que contribuam para informar adequadamente a população portuguesa, e que ajudem a compreender os novos desafios relacionados com as doenças tropicais e com a saúde dos viajantes e migrantes, num mundo cada vez mais globalizado.
A entrega do galardão decorreu a 21 de abril, durante a cerimónia de encerramento do 4.º Congresso Nacional de Medicina Tropical e 1º Encontro Lusófono de Sida, Tuberculose e Doenças Oportunistas, no IHMT.
O trabalho jornalístico intitulado “Semana da Saúde em África”, da autoria de Paula Borges, emitido na RDP-África a 12 de abril de 2016, foi distinguido com uma Menção Honrosa. O trabalho “Inimigo Público n.º 1” foi publicado na revista Visão a 4 de fevereiro de 2016.