Bem-vindos ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade NOVA de Lisboa. “Esta Instituição é um produto da evolução da Escola de Medicina Tropical de Lisboa fundada em 1902, o que lhe confere atributos de dignidade secular e grande prestígio internacional nos quais a partir de agora se devem sentir como parte integrante”, salienta o diretor do IHMT-NOVA, Filomeno Fortes, na Mensagem aos Alunos, que podem ler no Manual de Acolhimento do Aluno do IHMT-NOVA.
A nossa missão visa a resolução de problemas de saúde global, em particular junto dos mais pobres e excluídos, em todos os continentes, de forma equitativa, sustentável e com respeito pela diversidade, através da promoção do ensino, investigação e da cooperação internacional, bem como da prestação de serviços e divulgação do conhecimento científico à sociedade.
Desde a sua criação, esteve vocacionado para o estudo, ensino e clínica das doenças tropicais, tendo evoluído para uma abordagem integrada, desde o nível molecular aos sistemas globais de saúde, que está traduzida nas atividades do centro de investigação Global Health e Tropical Medicine (GHTM), classificado como excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A investigação interliga-se com programas de mestrado e doutoramento e atividades de assessoria técnica a ministérios da saúde, em Portugal e na CPLP. A qualidade da intervenção do IHMT-NOVA foi reconhecida pela OMS ao atribuir-lhe o estatuto de Centro Colaborador para as Políticas e Planeamento da Força de Trabalho em Saúde, em 2011.