O investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Pedro Manuel Ferreira, Doutorado em Ciências Biomédicas e Mestre em Parasitologia Médica, foi um dos convidados do Water Stories 2.0. O cientista esteve presente no passado dia 15 de janeiro, na iniciativa a “Água – uma exposição sem filtro”, que pode ser visitada até setembro de 2022, no Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva.
O que está nas nossas mãos fazer para que no futuro toda a população mundial tenha acesso à água? Dividindo a visita em quatro temáticas, o público teve a oportunidade de explorar a mostra com um monitor da equipa do Pavilhão do Conhecimento e conhecer o trabalho de vários cientistas, que in loco partilharam os resultados da sua investigação.
“A minha missão foi mostrar alguns helmintas com relação direta com a água, trabalhos efetuados e em curso nesta área. Foi explicado o modo de transmissão desses parasitas ao Homem, principais efeitos causados e forma de evitar a contaminação”, explicou Pedro Manuel Ferreira.
O investigador apresentou ainda o Dia Aberto do instituto e um dos estágios do programa “Ciência Viva no Laboratório”, realizado no IHMT, no âmbito das geohelmintoses, que despertou grande interesse tanto aos professores como aos jovens do ensino secundário que visitaram a exposição.
O “mergulho” com os cientistas portugueses reuniu 138 visitantes num dia que como Pedro Ferreira definiu “foi preenchido” e permitiu divulgar a ciência que se faz no IHMT, instituto centenário que pertence à Universidade NOVA de Lisboa.
Em linha com “Água – uma exposição sem filtro” e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Pavilhão do Conhecimento preparou uma programação especial dedicada a este recurso essencial. Através da reflexão e do diálogo, os participantes serão desafiados a assumirem um compromisso por um futuro com água.