
A série NOVA TALKS, iniciativa em formato podcast da Universidade NOVA de Lisboa, mantêm-se empenhada em promover a troca de conhecimento, o diálogo e a reflexão sobre os principais desafios na área da saúde. No mais recente episódio, lançado no final de dezembro e intitulado “Saúde e desigualdade – como quebrar ciclos“, foram abordadas as desigualdades que continuam a verificar-se no acesso, na qualidade e nos resultados em saúde, mesmo em países desenvolvidos.
Ao longo da sessão, analisam‑se os determinantes sociais que impactam a saúde — como educação, género, rendimento, condições de habitação e contexto geográfico — e os ciclos que ligam pobreza, doença e menor escolaridade, que impactam gerações de famílias. É ainda abordado as diferenças entre meios urbanos e rurais, o papel das políticas públicas e a importância da ação preventiva através do reforço dos cuidados primários, da literacia em saúde e de comportamentos saudáveis, sublinhando-se a necessidade de respostas intersectoriais para reduzir as desigualdades.
O programa conta com a participação da Prof.ª Doutora Isabel Craveiro, da Unidade de Ensino e Investigação (UEI) de Saúde Pública Global do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT NOVA), contando também com a Doutora Joana Alves, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP NOVA). O episódio já está encontra disponível para consulta no Spotify.
