A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), em parceria com as autoridades de saúde e instituições de investigação científica públicas e privadas, lançaram hoje o Science4COVID-19 – um portal disponível para partilha de conhecimento científico e tecnológico no âmbito da COVID-19.
Alinhada com o Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença da Direção Geral da Saúde (DGS), bem como com as estratégias de outras autoridades europeias e internacionais de saúde, o portal pretende “mobilizar as comunidades científicas em projetos e atividades conjuntas de Investigação e Desenvolvimento (I&D) que visem o combate à COVID-19”.
Partilhar, apoiar e fazer crescer ideias
O Science4COVID-19 permite a divulgação de ideias, ações em curso, “identificação de capacidade instalada disponível e grupos de trabalho, ao mesmo tempo que disponibiliza meios de trabalho colaborativo online sobre estes elementos”.
Adicionalmente, “o portal agrupa metadados, datasets ou hiperligações, registo de problemas, resultados de investigação em vigilância epidemiológica e outros dados secundários de saúde pública e anonimizados necessários ao combate à epidemia por coronavírus, como resultados clínicos, analíticos e demográficos”.
Este portal promove a participação na comunidade inovadora, permitindo a consulta de ideias e ações da comunidade científica, possibilitando mecanismos de comunicação direta entre os utilizadores com o objetivo de promover a interação e colaboração entre todos.
O portal contempla ainda uma área SciPTaskForce com o objetivo de recrutar investigadores da área das ciências da vida para auxiliar na realização de testes de diagnóstico, fazer o levantamento das unidades de investigação/saúde que necessitam de recursos humanos/materiais, assim como disponibilizar aos cidadãos os melhores recursos online para saber mais e melhor sobre a pandemia.
Uma comunidade unida no combate ao COVID-19
A comunidade científica e tecnológica nacional tem mobilizado toda a sua capacidade humana e material para dar respostas ao atual surto do SARS-CoV-2 e da COVID-19 e à situação de crescente incerteza e alarme social produzida.
Face à relevância das atividades em curso, tanto na resposta à presente situação epidemiológica como “para alavancar novas atividades económicas de base tecnológica em Portugal” o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, sublinha a importância de “mobilizar investigadores e as suas instituições com a capacidade necessária para concretizar efetivamente os esforços em curso, assim como mobilizar outros institutos científicos e tecnológicos nacionais, empresas e técnicos de saúde para garantir a implementação efetiva das várias ações”.
O IHMT é uma das 76 instituições que integra a comunidade Science4COVID-19. Aceda ao portal através do link: https://www.science4covid19.pt/ e junte-se a nós.