
- +351 213 652 600
- +351 213 632 105
- Enviar Mail
- Download CV
- Orcid
- NOVA Research
Diana Machado
Grupo GHTM: TB, HIV and opportunistic diseases and pathogens (THOP)
Diana Machado é Investigadora Auxiliar na Unidade de Microbiologia Médica, Global Health and Tropical Medicine (GHTM), Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL).
É licenciada em Biologia (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa); Mestre em Microbiologia Médica (UNL) e doutorada em Ciências Biomédicas, especialidade Microbiologia (IHMT/UNL).
A actividade científica desenvolvida centra-se na área da microbiologia médica desde a resistência a compostos antimicrobianos, descoberta e desenvolvimento de novos compostos e epidemiologia molecular, ao diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas. Tem como objectivo estudar os mecanismos subjacentes à emergência e evolução da resistência aos antibióticos, com relevância epidemiológica e clínica com vista à descoberta e desenvolvimento de compostos, novas estratégias terapêuticas para o tratamento de infecções bacterianas bem como o desenvolvimento e optimização de tecnologias para a detecção e diagnóstico destas infecções.
É autora/co-autora de 2 capítulos de livros, 60 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais com revisão por pares em mico(bacteriologia) sobre resistência aos antibióticos, mecanismo de acção de compostos, epidemiologia molecular e diagnóstico de TB, e mais de 120 comunicações em congressos e outras reuniões científicas (oral e poster) (https://www.cienciavitae.pt/en/731A-290A-31FC).
Participou em 12 projectos de R&D como membro da equipa (4 em curso), 3 como co-PI (em curso) e 12 como PI (em curso); orientou 5 alunos de MSc (1 em curso) e 4 alunos de pré-graduação (2 em curso) e co-orientou 4 alunos de doutoramento e 7 alunos de MSc. Tem participado em programas de formação avançada em micobacteriologia e várias unidades curriculares integradas nos programas de mestrado e doutoramento da NOVA, contribuindo com aulas, ensino laboratorial e avaliação.
É membro do corpo editorial das revistas científicas “BMC Infectious Diseases”, “Annals of Clinical Microbiology and Antimicrobials” e “Journal of Global Antimicrobial Resistance”. É revisora ad-doc em várias revistas científicas (publons.com/a/1176897/).
A principal área de investigação consiste no estudo da emergência da resistência aos antibióticos na tuberculose activa e latente, estudo dos mecanismos de resistência aos antibacilares, descoberta e desenvolvimento de fármacos contra a tuberculose e outras micobacterioses e identificação dos seus alvos e mecanismos de acção.
As suas actividades de investigação incluem também a avaliação de sistemas moleculares para a detecção de M. tuberculosis, detecção directa de M. tuberculosis, pesquisa de mutações que conferem resistência aos antibacilares, mecanismos evolutivos, epidemiologia molecular e genómica comparativa de isolados clínicos circulantes em Portugal. Estudo dos mecanismos de resistência e identificação molecular de micobactérias não tuberculosas.
Está envolvida no diagnóstico laboratorial da TB e na detecção molecular precoce da TB M/XDR em Lisboa desde 2006. O trabalho efectuado teve e continua a ter um impacto positivo na diminuição da incidência da TB e permitiu o controlo da TB M/XDR em Portugal, possibilitando estabelecer protocolos e estudos multicêntricos nesta área com p.e., Becton & Dickinson, EUCAST, ESGMYC e TB Alliance, e farmacêuticas como Janssen, Otsuka e Tecnimede. Participou na validação do KIT SIRE Nitratase para o teste de susceptibilidade aos antibióticos em M. tuberculosis em colaboração com a rede laboratorial brasileira para a TB. Está envolvida no desenvolvimento de testes baseados em nanodiagnóstico para TB em colaboração com o grupo Nanotheranostics, FCT/UNL.
Para além disso, estuda os mecanismos de resistência aos antibióticos e virulência em Acinetobacter baumannii e Escherichia coli. Os dois mais recentes projectos visam o estudo da contribuição do stress oxidativo na emergência e sobrevivência de células persistentes em Helicobacter pylori e o papel dos inibidores de efluxo nas infecções virais, principalmente na co-infecção TB/HIV, com foco na interacção patogénio-hospedeiro e na inibição da energia celular.
Equipa: Miguel Viveiros, Diana Machado, Jorge Ramos, Carla Silva, Bruna Pereira, Isabel Roseiro, Sarah Gothe, Inês Maia
- Diana Machado, Isabel Couto, Miguel Viveiros. (2018). Advances in the molecular diagnosis of tuberculosis: From probes to genomes. Infect. Genet. Evol. 72:93-112.
- Diana Machado, Elisa Azzali, Isabel Couto, Gabriele Costantino, Marco Pieroni, Miguel Viveiros. (2018). Adjuvant therapies against tuberculosis: discovery of a 2-aminothiazole targeting Mycobacterium tuberculosis energetics. Fut. Microbiol. 13:1383-1402.
- Diana Machado, Miriam Girardini, Miguel Viveiros, Marco Pieroni. (2018). Challenging the drug-likeness dogma for new drug discovery in tuberculosis. Front. Microbiol. 9:1367.
- Diana Machado, David Pires, João Perdigão, Isabel Couto, Isabel Portugal, Marta Martins, Leonard Amaral, Elsa Anes, Miguel Viveiros. (2016). Ion channel blockers as antimicrobial agents, efflux inhibitors, and enhancers of macrophage killing activity against drug resistant Mycobacterium tuberculosis. PloS One. 11(2):e0149326.
- Diana Machado, Isabel Couto, João Perdigão, Liliana Rodrigues, Isabel Portugal, Pedro V. Baptista, Bruno Veigas, Leonard Amaral, Miguel Viveiros. (2012). Contribution of efflux to the emergence of isoniazid and multidrug resistance in Mycobacterium tuberculosis. PLoS One. 7:e34538.