- +351 213 652 600
- +351 213 632 105
- Enviar Mail
- Download CV
- Orcid
- NOVA Research
Maria do Rosário Oliveira Martins
Presidente do Conselho Pedagógico, Professora Catedrática, Subdiretora para o Ensino, Qualidade e Comunicação
Grupo GHTM: Population health, policies and services (PPS)
Maria do Rosário Oliveira Martins
Atualmente, Professora Catedrática, a lecionar Estatística, Econometria e Métodos de Investigação; Coordenadora Científica do grupo de investigação do GHTM-PPS, membro da direção do Programa de Doutoramento em Saúde Pública Global, membro do Comité Internacional de AIDS Society Award for Experts em gestão de programas HIV, membro do Comité de Ética da Universidade NOVA e presidente da Rede Internacional de Ensino em Saúde Internacional- TropEd.
Entre 2014 e 2019, foi subdiretora do IHMT, membro do Comité Cientifico Estratégico da EDCTP- Parceria de Ensaios Clínicos da Europa e dos Países em Desenvolvimento, consultora da OMS para a área dos Sistemas de Informação em Saúde (Observatório de Saúde da Região Africana) e coordenadora de dois Programas de Pós-Graduação: o Mestrado em Estatística Aplicada à Saúde (Programa eLearning ) e o Doutoramento em Saúde Internacional.
Foi membro do Conselho Geral da NOVA entre 2009 e fevereiro de 2018, membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Portugal (CEIC) entre 2011 e 2017 e vice-presidente do Conselho Científico do IHMT entre 2010 e 2012. Foi Presidente da Unidade de Missão da NOVA eLearning, entre 2007 e 2009.
De 2004 a 2007, foi Pró-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa, tendo implementado o NOVA eLearning Center.
Entre 2000 e 2010, foi subdiretora do Instituto de Estatística e Gestão de Informação- NOVA IMS, Presidente do Conselho Pedagógico, Diretora da Licenciatura em Gestão de Informação, membro do Conselho Superior de Estatística, consultora do Instituto Nacional de Estatística e membro do Senado da Universidade NOVA.
Orientou mais de 50 dissertações de mestrado e 8 teses de doutoramento. Foi Investigadora Principal de mais de 10 Projetos de Investigação e Desenvolvimento financiados por fundos nacionais e da UE.
Desde 2004, organiza regularmente atividades de capacitação e investigação (estatística, métodos de investigação e escrita científica), nomeadamente em países africanos de língua portuguesa, como Moçambique, Cabo Verde e Angola.
É Doutorada em Econometria pela Universidade Livre de Bruxelas, e Mestre em Econometria pela mesma Universidade.
Tópicos de Investigação: estudos de coorte, econometria para a saúde publica, determinantes de saúde das populações vulneráveis
Projetos em curso como Investigador Principal
- Percurso de Saúde da Criança Imigrante: um estudo de coorte para a Amadora – estudo de coorte CRIA, concedido pela FAMI. Parceiros: FCSH, ACES Amadora e Hospital Fernando da Fonseca.
O objetivo do estudo CRIA é analisar o perfil sociodemográfico e de saúde de 600 crianças imigrantes e nativas do município da Amadora; são utilizadas bases de dados do Hospital Fernando da Fonseca do ACES Amadora e de questionários implementados as crianças e suas famílias. Estão a ser recrutadas crianças de 4 anos de idade, 55% dos quais são imigrantes principalmente vindas do Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe.
- Reforço de Capacidade dos Comités de Bioética na Região Africana Lusófona – financiado pelo EDCTP, Investigadora Principal em Portugal. Parceiros: Moçambique (CNBS e UEM), Angola (UAN) e Cabo Verde (UniCV)
O objetivo deste projeto é reforçar as capacidades dos comités de ética de investigação em saúde dos países africanos lusófonos. Mais especificamente, os objetivos são: melhorar as capacidades institucionais e dos recursos humanos dos Comités dos três países Africanos; aumentar a eficiência da revisão dos protocolos de pesquisa em saúde; promover atividades de colaboração / networking na área da ética em investigação nos países lusófonos; partilhar boas práticas em Procedimentos Padrão, Revisão de Protocolos e normas éticas e legais internacionais.
- Procura de cuidados e Literacia em saúde nos homens HIV + com doenças cardiovasculares na zona de Mavalane em Moçambique. Financiado pelo MRC – Reino-Unido. Investigadora Principal em Portugal. Parceiros: Reino Unido (Universidade Queen Margaret), Moçambique (MIHER)
O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de estratégias de atendimento diferenciadas, que respondam às necessidades de saúde dos homens e adaptadas aos processos dos sistemas locais e as limitações existentes a nível dos recursos humanos. Baseado em Maputo, este projeto usará métodos qualitativos e quantitativos para explorar aspetos da literacia em saúde e procura de cuidados de saúde por parte dos homens adultos residentes em Mavalane
Publicações:
É autora de 5 livros e publicou mais de 90 artigos em revistas cientificas nacionais e internacionais. Organiza e participa regularmente em congressos e conferências científicas em Portugal e no estrangeiro.
- Association between length of residence and overweight among adult immigrants in Portugal: a nationwide cross-sectional study Da Costa, L. P., Dias, S. F. & Martins, M. D. R. O., 13 Apr 2017, In : BMC Public Health. Vol. 17, n.º 1, p. p. 316-326 10 p., 16.
- Effectiveness of a new long-lasting insecticidal nets delivery model in two rural districts of Mozambique: a before-after study Arroz, J. A. H., Candrinho, B., Mendis, C., Varela, P., Pinto, J. & Martins, MR., 5 Feb 2018, In : Malaria Journal. Vol. 17, n.º 1, p. 66-72 6 p., 66.
- Africa Rising, a Narrative for Life Expectancy Gains? Evidence from a Health Production FunctionSalami, D., Shaaban, A.N, Martins, MR., 2019, In: Annals of Global Health. 85
- Financing healthcare in low-income developing countries: A challenge for equity in health Sambo, L. Simões, J. Martins, MR., 2020, Oxford Textbook of Medicine. Oxford University Press
- HIV/AIDS length of stay in Portugal under financial constraints: a longitudinal study for public hospitals, 2009-2014 Augusto, GF., Dias, S. S., Abrantes, A. V. & Martins, MR., 10 May 2019, In : BMC Health Services Research. Vol. 19, n.º 1, p. 303-314 11 p., 303.