- +351 213 652 600
- +351 213 632 105
- Enviar Mail
- Orcid
Tiago Correia
Grupo GHTM: Population health, policies and services (PPS)
Tiago Correia (doutorado em sociologia, 2011) é Professor Associado de Saúde Internacional na Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística e é Investigador sénior no Global Health and Tropical Medicine, ambos pertencentes ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-UNL). O seu percurso académico inclui posições de docência e investigação noutras Universidades portuguesas (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Escola Superior de Saúde Egas Moniz) e canadianas (Université de Montreal e McGill University). A sua experiência inclui a coordenação de cursos e cadeiras de pré e pós graduação, a liderança e participação em projetos de investigação e redes de I&D, tarefas editoriais em jornais indexados na Scopus e WoS, aconselhamento técnico a entidades públicas nacionais e agências internacionais e a participação em júris académicos e painéis de avaliação. O seu trabalho tem sido publicado no formato de livros, capítulos de livro, edição de números especiais e artigos sob avaliação por pares. Diversos prémios e distinções têm premiado o seu percurso académico. Em 2020 o Prof. Correia foi nomeado Assessor Técnico-Científico do Diretor-Geral do Centro de Ciência LP da UNESCO, é o Editor-Chefe do International Journal of Health Planning and Management (publicado pela John Wiley & Sons Inc.) e membro da Comissão Científica do Doutoramento em Saúde Internacional do IHMT-UNL. As suas áreas de interesse incluem: Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências Sociais Biomédicas; Ciências e Serviços de Saúde com ênfase na Saúde Pública e Ambiental, nas Políticas e Serviços de Saúde; Ciências Sociais com ênfase na Sociologia, na Administração Pública e nas Teorias Organizacionais. Contribui para a comunicação de ciência através da participação em órgãos de comunicação social televisiva e imprensa escrita.
As áreas de investigação constroem-se em torno do interface entre sistemas, políticas e comportamentos de saúde. Tem seguido a linha do neo-institucionalismo para interpretar o funcionamento das organizações de saúde, em concreto o processo de empresarialização dos cuidados hospitalares e de saúde primários, a inovação tecnológica e as práticas profissionais. Mais recentemente tem contribuído para a área dos Recursos Humanos de Saúde e Regulação do Conhecimento em Saúde. Lista de projetos de investigação e redes de I&D (seleção):
– Curricula for “Human Resources for Health Leadership and Management” Courses. Organização Mundial de Saúde (desde 2019)
– Share – Health and Humanities Acting Together. FCT (desde 2018)
– Recursos Humanos da Saúde. Observatório Português dos Sistemas de Saúde (2017-2018)
– Impactes da crise financeira de 2008 na prática médica em Portugal. Ordem dos Médicos (2015-2017)
– COST Action ISO903 Enhancing the Role of Medicine in the Management of European Health Systems: Implications for Control, Innovation and User Voice. European Commission (2010-2014)
- Correia T. (2020) Chapter Nine: Reducing Healthcare Costs in Portugal: Outcomes and Implications for Public and Private Medicine. In: Collyer F., Willis K. (eds) Navigating Private and Public Healthcare. Palgrave Macmillan, Singapore.
- Carvalho T. Correia T. (2018) (eds) Special Issue: Professions and Professionalism in Market-Driven Societies. Professions & Professionalism, vol 8(3).
- Correia T (2017). Revisiting Medicalization: A Critique of the Assumptions of What Counts As Medical Knowledge. Frontiers in Sociology, 2:14.
- Correia T. Dussault G. Pontes C. (2015). The impact of the financial crisis on Human Resources for Health Policies in three Southern-Europe countries. Health Policy, 119(12).
- Correia T. (2012). Medicina: o agir numa saúde em mudança [Medicine: acting in a changing health]. Lisboa: Mundos Sociais.