Data: c.1945
Dimensões: Prensa do carimbo: A. 28cm Base C. 21,3 cm Selo: L. 4,5. cm X C. 3 cm
Inventário Museu: IHMT. 0000607
O selo em branco do Instituto de Medicina Tropical foi utilizado para autenticar documentos no último período em que a Escola / Instituto estiveram instalados na Cordoaria Nacional.
Sob a Direção de Ayres Kopke (1928 – 1936), em 29 de Maio de 1935 – lei 1.920, a Escola de Medicina Tropical passou a designar-se Instituto de Medicina Tropical, sofrendo profunda reformulação. Por seu lado, a 15 de Junho de 1951, com o Decreto-Lei 38.300, o Ministério das Colónias foi extinto, dando lugar ao Ministério do Ultramar. O selo em branco corresponde assim ao período entre estas datas.
A peça é em ferro fundido com a base e coluna, pintadas com amarelo ocre e coluna decorada com motivos vegetais; o manipulo é em aço.
O selo deixa uma impressão em relevo, retangular, bordeada por cercadura de pontos. No interior tem: MINISTÉRIO DA COLÓNIAS, em cima; depois a esfera armilar com o escudo de Portugal aposto, rodeados de ramos de oliveira; logo em baixo numa primeira linha de concavidade superior, INSTITUTO DE MEDICINA e depois, em três linhas direitas, TROPICAL / DE / LISBOA.