O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) lançou a nova edição dos Anais v. 23 n. 2 (2024), onde se destaca a importância da avaliação, gestão e translação do conhecimento em saúde, a relevância da formação, exemplos de sucesso em trabalho em rede e a significativa partilha de experiências.
Exemplos de sucesso, como a erradicação do paludismo em Cabo Verde e a importância dos biobancos na investigação biomédica, são alguns dos tópicos abordados. A edição sublinha também a relevância das redes de colaboração, como a rede MulhereSTrop, que apoia mulheres cientistas nos países lusófonos africanos, contribuindo para a igualdade de género na ciência. O papel das coleções biológicas e dos biobancos, que promovem a investigação e a preservação da biodiversidade, é destacado como uma oportunidade única de avanço na saúde global.
Esta edição da revista analisa igualmente a carga de doenças ligadas à má nutrição nos PALOP e explora a correlação entre o desenvolvimento socioeconómico e o acesso a cuidados de saúde. Num artigo sobre a importância das inovações tecnológicas no tratamento de doenças como a tuberculose e o cancro do pulmão é também realçada a necessidade de políticas de saúde eficazes para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Por fim, a habitual partilha cultural convida os leitores a explorar as diversas vertentes culturais do Professor Doutor Virgílio do Rosário, acompanhadas de algumas aguarelas de sua autoria.
A mais recente edição dos Anais do IHMT pode ser consultada aqui.