No âmbito das comemorações dos seus 20 anos em Portugal, a Médicos do Mundo organiza, no próximo dia 8 de Outubro de 2019, o seminário subordinado ao tema, A Mulher e as violações dos Direitos Humanos no contexto das migrações, que terá lugar no Auditório Prof. Miller Guerra, na Ordem dos Médicos, em Lisboa.
Dada a crescente preocupação com o bem-estar físico, psicológico e social das populações migrantes e refugiadas, a Médicos do Mundo reuniu vários intervenientes, de diferentes áreas e sectores, para debaterem o tema junto da sociedade civil, abrindo espaço de partilha de boas práticas, experiências e ideias.
A delegação portuguesa da Médicos do Mundo está integrada numa rede de 16 países que procuram expressar as suas preocupações sob a chancela “Global Voice Protocol” (Voz Comum). No corrente ano, tem-se trabalhado a temática da Violência de Género, com enfoque na mulher, sendo, este, o ponto de partida para a realização do Seminário, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Em Portugal, a Médicos do Mundo tem desenvolvido vários projectos para prestar cuidados primários e gratuitos de saúde a migrantes e refugiados, nomeadamente CIT (Centro de Instalação Temporária no aeroporto de Lisboa); CATR- Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados de Lisboa; Unidade Habitacional de Santo António, no Porto; CTR – Centro de Transição de Refugiados em Évora, bem como através das suas Equipas técnicas de rua, com os projectos Porto Escondido, Saúde em Equipa de Rua e Saúde a Girar, no Porto, em Barcelos e em Lisboa.