Os professores do IHMT-NOVA Tiago Correia e Paulo Ferrinho, em colaboração com o colega brasileiro Cláudio Tadeu-Ribeiro do Instituto Oswaldo Cruz assinaram o mais recente editorial na revista académica ‘One Health’.
Intitulado “A saúde global vista através da Saúde Planetária e de Uma Saúde”, o editorial advoga a necessidade de o debate académico convergir num entendimento comum da saúde global através dos conceitos da Saúde Planetária e de Uma Saúde. Os autores referem que sem este passo, a comunidade científica continuará a ter dificuldade de encontrar respostas para minimizar o surgimento de novas epidemias. Não só esperam que novas epidemias surjam nos próximos anos, como consideram que os políticos têm revelado pouca eficácia em concretizar as reformas necessárias.
A Covid-19 ilustra este argumento, dado que houve um “falhanço coletivo na ligação entre ciência, cuidados de saúde, economia e política”, apesar “de experiências anteriores e avisos passados”.
O argumento central dos autores é que os problemas de saúde refletem problemas políticos e que isso tanto se aplica à escala internacional como à escala de cada país. A solução reside num entendimento da saúde global que considere a relação entre populações e natureza e entre bem-estar e economia. Note-se que esta tem sido uma das mensagens marcantes da atual cimeira do clima COP26 que se realiza em Glasgow, na Escócia.
O editorial pode ser consultado no seguinte link: Calling for a planetary and one health vision for global health – ScienceDirect