As provas de agregação da investigadora doutora Carla Maia, no ramo das Ciências Biomédicas, especialidade de Parasitologia, decorreram na Sala Fraga de Azevedo, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, nos dias 26 e 27 maio.
Título do Relatório: “Insetos vetores de tripanossomatídeos e arbovírus: flebótomos, glossinas e triatomíneos”
Título da Lição: “Agentes patogénicos transmitidos por flebótomos na Europa: desafios e ameaças”
Carla Maia formou-se em Medicina Veterinária (Universidade Técnica de Lisboa) em 2000, obteve o grau de Mestre em Parasitologia Médica em 2003 (IHMT, NOVA) e concluiu o Doutoramento na mesma instituição em Ciências Biomédicas, com especialização em Parasitologia, em 2009. Especialista Europeia em Parasitologia Veterinária reconhecida pelo Comité Europeu de Especialização Veterinária “European Board of Veterinary Specialisation-EBVS” desde 2018.
Áreas de investigação:
Leishmania e flebotomíneos (epidemiologia, diagnóstico, trabalho de campo, interações vetor-patógeno-hospedeiro; modelos animais; suscetibilidade de Leishmania a fármacos in vitro). Nos últimos anos, tem realizado estudos sobre flebovírus em humanos, animais domésticos e flebotomíneos, e em agentes transmitidos por carraças e mosquitos com importância zoonótica ou veterinária.