O MosquitoWeb torna possível a participação ativa da população na deteção de mosquitos que transmitem a dengue e febre-amarela em Portugal. A plataforma tem como responsável a Prof. Doutora Carla Sousa, do IHMT-NOVA.
O projeto de “ciência cidadã” destacado numa entrevista à especialista do @IHMT NOVA, realizado pela Agência Lusa, realçou a importância do MosquitoWeb na procura de espécies invasivas.
Através da plataforma, as pessoas podem tirar fotografias dos mosquitos, colocar no site e preencher com a informação do ambiente e da região em que foram encontrados. De seguida, o cidadão será informado se é, ou não, uma espécie que causa impacto à saúde pública.
“Se for uma espécie invasiva, numa localização onde nunca foi detetada, passamos essa informação à Direção-Geral da Saúde (DGS)”, destacou a Prof. Doutora Carla Sousa.
Foi através desta iniciativa que se detetou o mosquito tigre em Lisboa, em outubro de 2023, vetor responsável pela transmissão de dengue e zika.
Para mais informação sobre a entrevista da professora Carla Sousa: Cidadãos identificam mosquitos invasores que transmitem doenças – Atualidade – SAPO 24.