No rescaldo da pandemia COVID-19, e em face das intrincadas relações entre infeções emergentes e reemergentes, alterações climáticas, ambiente, contatos entre humanos e animais não humanos, subjacentes à ideia de One Health, pretendemos pensar e debater noções, definições e perceções de risco associadas às zoonoses, numa perspetiva multidisciplinar.
Assim, este colóquio pretende juntar investigadores das áreas da medicina veterinária, epidemiologia, parasitologia, doenças infeciosas, biologia e antropologia. Serão apresentados estudos de caso, oferecendo perspetivas sobre risco de transmissão de doenças entre agentes não humanos e humanos, e o olhar da antropologia. Partindo destas diferentes abordagens, lançamos o debate conjunto sobre o que as ciências sociais, e particularmente a Antropologia, podem trazer às pesquisas sobre zoonoses, no âmbito da ideia de One Health.
Esta reflexão será também o ponto de partida para pensar como podemos organizar um trabalho multidisciplinar em torno das doenças emergentes de transmissão entre animais não humanos e humanos.
A entrada é livre para todos os interessados.