Durante a 2ª edição do programa da RTP Repórter África, que decorreu no dia 2 de junho, foi notícia o webinar dedicado ao “Aparecimento e desenvolvimento da pandemia na África Lusófona”, que colocou em vídeo conferência quatro especialistas da área da Saúde Pública para “perceber o impacto provocado pelo novo coronavirus nos países africanos lusófonos”. ASSISTA AQUI (minuto 11:19).
O encontro, que surge de uma parceria entre o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-NOVA) e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio do Centro de Ciência LP e da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP), teve como principal objetivo “partilhar conhecimento e partilhar aquilo que são as aprendizagens que estamos todos a adquirir neste momento face a este desafio global que atravessamos”, afirmou Miguel Lopes, secretário-geral da APAH.
Por outro lado, “Portugal pode dar apoio e toda a experiência que teve àqueles países com que se relaciona mais intimamente, e que são precisamente os países de expressão portuguesa”, acrescentou Filomena Pereira, subdiretora do IHMT/NOVA.
A reportagem, emitida pela RTP África, sublinha ainda os principais destaques sobre o que foi feito e aquilo que falta fazer para melhorar o controlo da pandemia por COVID-19 nos países da África Lusofona.
Leia o resumo e assista ao vídeo do webinar #4 “Aparecimento e desenvolvimento da pandemia na África Lusófona”.