O tratamento e a recuperação de uma infeção pelo coronavírus causador da COVID-19 podem ser feitos em casa ou em internamento numa unidade de saúde, em função da situação clínica das pessoas e das indicações dadas pelas equipas médicas e autoridades de saúde. Os cuidados gerais de isolamento e prevenção de infeção dos conviventes não serão abordados aqui, estando detalhados na Orientação da Direção Geral de saúde nº 10/2020, dirigida aos cidadãos “Infeção por SARS CoV 2 (COVID 19). Distanciamento Social e Isolamento”, de 16 de março de 2020.
Na ausência de terapia antiviral específica, o tratamento, quando feito em casa, consiste em repouso, hidratação, alimentação ligeira e cuidada, alívio de sintomas (como, por exemplo, com paracetamol para alívio de febre e mal-estar geral) e vigilância da situação clínica em conjunto com a equipa de saúde que acompanha a pessoa doente.
Em Portugal, a Norma da Direção Geral da Saúde (Norma 004/2020 de 23/03/2020. COVID-19: Fase de mitigação. Abordagem do Doente com Suspeita ou Infeção por SARS-CoV-2) estipula quais os medicamentos a serem utilizados nalgumas situações clínicas mais graves, que normalmente exigem internamento hospitalar.
Em geral, a utilização de medicamentos ou vacinas para cada doença são alvo de regulamentação e autorização por entidades nacionais, após estudos que comprovem a sua eficácia e segurança. Isto não se adequa à urgência da situação presente, pelo que estão a ser usados vários fármacos que se encontram em fase de experimentação para esta doença, nomeadamente Lopinavir/Ritonavir, Cloroquina ou Hidroxicloroquina e Remdesivir (este último com disponibilidade condicionada em Portugal).
A Organização Mundial da Saúde tem a plataforma “International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP)” onde, no dia 29 de março, se encontravam registados 648 estudos relacionados com a COVID-19.
A atitude fundamental na COVID-19 continua a ser a sua prevenção.
1 – Direção Geral de Saúde. Orientação nº 10/2020, de 16/3/2020, Infeção por SARS CoV 2 (COVID 19) Distanciamento Social e Isolamento, https://covid19.min-saude.pt/orientacoes/, consultado a 29 de março de 2020
2 – Direção Geral da Saúde. Norma 004/2020 de 23/03/2020. COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO. Abordagem do Doente com Suspeita ou Infeção por SARS-CoV-2, https://covid19.min-saude.pt/normas/, consultado a 29 de março de 2020
3 – World Health Organization, International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP), https://www.who.int/ictrp/en/, consultado a 29 de março de 2020
Autoria:
Documento elaborado pelos seguintes membros da Comissão de Saúde Ocupacional, Biossegurança e Qualidade (CoSOBQ) do IHMT/NOVA: Cláudia Conceição; Dinora Lopes; Jorge Ramos; José Manuel Cristóvão; Maria Luísa Vieira; Marta Pingarilho; Pedro Ferreira; Ricardo Parreira.