O Diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Filomeno Fortes, vai participar nas celebrações do Dia Nacional dos Cientistas, que vai decorrer em Évora, com o objetivo de fazer uma intervenção relacionada com as alterações climáticas e a saúde, sob o tema «A Adaptação de um Planeta em Mudança». As comemorações estão marcadas para a próxima terça-feira, 16 de maio.
O evento trata-se de uma homenagem às mulheres e aos homens que se dedicam à ciência. Este dia foi instituído em 2016 para celebrar e reconhecer a contribuição inovadora da comunidade científica no avanço do conhecimento. A data do nascimento de José Mariano Gago – dia 16 de maio – foi escolhida para homenagear o seu legado.
“Estamos perante um dos maiores desafios da nossa Era. Urge tomar decisões”, avança Rui Dias, da Universidade de Évora e comissário do Dia Nacional dos Cientistas em 2023.
Mark Maslin, da University College London, é o cientista convidado para mostrar a sua visão sobre esta temática, que será abordada no Dia Nacional dos Cientistas, no Palácio de D. Manuel, em Évora. Pela cidade, cientistas levam a ciência às escolas, às ruas e aos jardins. Cada escola recebe um cientista para falar com crianças e jovens sobre o seu trabalho. Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, será uma das cientistas a marcar presença.
A cidade de Évora vai estar aberta à ciência: há percursos de turismo científico para conhecer a geologia da cidade, a ciência que se esconde num copo de vinho ou uma expressão musical nos jardins do Palácio D. Manuel.
Esta é uma iniciativa promovida pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e organizada pelo Centro Ciência Viva de Estremoz e pela Universidade de Évora, em parceria com a Câmara Municipal de Évora. Neste dia todos os Centros Ciência Viva têm entrada gratuita.