Data: 1952
Dimensões: Diâmetro :1,5 cm
Inventário Museu: IHMT.0001606
O I Congresso Nacional de Medicina Tropical decorreu em Lisboa, entre 24 e 29 de Abril de 1952, comemorando também o cinquentenário da fundação da Escola de Medicina Tropical. À data, a Escola de Medicina Tropical estava ainda alojada na Cordoaria Nacional, pelo que algumas das atividades do Congresso decorreram no Palácio Burnay, à rua da Junqueira, onde se realizou, em simultâneo com o Congresso, a “Exposição das Actividades Sanitárias do Ultramar”. Durante o Congresso decorreu também o lançamento da 1ª pedra para o novo edifício do Instituto de Medicina Tropical, localizado em terrenos contíguos aos do palácio Burnay, e que seria inaugurado em 1958.
O Museu e Arquivos do IHMT possuem relevante documentação desse I Congresso e da referida Exposição.
O emblema do Congresso é uma peça circular em latão, na face visível com esmalte policromado. Além das inscrições circundantes, de referência ao Congresso e aos 50 anos da Escola tem, no centro, a imagem de uma cobra envolvendo uma taça, colocadas sobre um fundo de folhas de palmeira, e ainda as inscrições – Lisboa e 1952. Serviu para identificação dos Congressistas, cujo nome figurava numa pequena moldura de latão com alfinete, de onde pendia uma fita com o emblema.
O emblema foi executado na Casa João Anjos, cita na rua da Misericórdia, em Lisboa.
Este emblema serviu de base para as medalhas comemorativas dos 2º Congresso Nacional de Medicina Tropical – 2013 e dos 3º e 4º Congressos Nacionais de Medicina Tropical – 2015 e 2017.
Entre 10 e 12 de Abril de 2019 realiza-se o 5º Congresso Nacional de Medicina Tropical.