Depois de se ter consagrado campeã regional, no passado 21 de março, a equipa masculina de voleibol da Universidade NOVA de Lisboa, da qual faz parte João Oliveira, estudante de Mestrado em Parasitologia Médica e research fellow no laboratório de imunologia, atingiu um novo patamar ao conquistar na passada semana o Campeonato Nacional Universitário, referente à atual época 2022/2023.
Decorrido no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, entre os dias 24 e 28 de abril, a competição contou com as melhores equipas universitárias de Portugal, que, apesar de terem trazido dificuldades e desafios, não impediram a concretização de um sonho para os «nossos» jovens estudantes. Na fase inicial, a equipa da NOVA ultrapassou a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a AE do Instituto Superior de Engenharia do Porto e a AA da Universidade de Aveiro para garantir um lugar na Final 4.
Depois de derrotar a AA da Universidade do Minho nas meias-finais, a NOVA voltou a encontrar a AE do Instituto Superior de Engenharia do Porto na final, tendo vencido o confronto – extremamente renhido – por 3-2 (parciais 25-16; 23-25; 23-25; 25-16; 16-14).
Esta vitória marca um novo feito na história do desporto da Universidade NOVA de Lisboa: por um lado, foi a primeira vez que uma equipa da NOVA foi campeã nacional num desporto coletivo; por outro lado, é a primeira vez desde 2000 que uma equipa da capital portuguesa ganha esta competição.
Sinto um orgulho enorme nesta equipa, uma ânsia pelo que ainda aí vem e uma sensação de realização, visto que era algo que sonhávamos há mais de 10 meses! E apesar de sempre nos termos demonstrado tecnicamente fortes, tivemos honrosas prestações muito provavelmente graças à família que acabou por se criar nestes últimos meses. Saímos de Viana com um sorriso na cara e garra no coração (…)
– afirmou João Oliveira, que agora se prepara juntamente com a equipa para o Campeonato Europeu, que irá decorrer na cidade de Braga.