Hélio Rocha, doutorado em Doenças Tropicais e Saúde Global pelo IHMT-NOVA, foi um dos vencedores dos Prémios Científicos de Cabo Verde 2023, anunciou o governo local.
A tese de Doutoramento do atual administrador do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde, orientado pelo professor Henrique Silveira e intitulada “The role of α-Gal (Galα1-3Galβ1-4GlcNAc-R) on Plasmodium spp. Sporozoites in Anopheles spp. mosquito salivary glands invasion” recebeu o Cabo Verde Prize for Young Scientists por ser um dos melhores trabalhos de investigação.
“As minhas primeiras palavras de incentivo irão para os dirigentes políticos que resumo sempre em uma frase que é: a ciência é o motor da prosperidade. Não existe um país no mundo e nenhuma nação que se conseguiu desenvolver sem a ciência.” – disse Hélio Rocha ao receber o prémio.
Os Prémios Científicos são uma iniciativa do Ministério da Educação de Cabo Verde, que têm como objetivo promover ações que fomentem a cultura da investigação científica e tecnológica incentivando os jovens a investigarem e a criarem conteúdos de própria autoria. A avaliação dos projetos baseou-se na originalidade do trabalho (30%), relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social (30%), e qualidade geral (40%).