Data: 1799
Dimensões: 24,8 x 19,5 x 2cm (Contém 11 estampas aguareladas. Encadernado a coiro)
Museu (N.º Inventário): IHMT 0000570
Biblioteca: PAR.BAR 09/2014
“Helminthologia Portugueza”, por Jaques Barbut, tradução e adaptação de José Mariano da Conceição Velloso. Impresso em Lisboa, 1799. Contem 11 estampas aguareladas. Encadernado a coiro.
James Barbut (1776?-1799?), foi naturalista e pintor inglês. Publicou em Londres: “The genera insectorum of Linnæus …”, 1781; “The genera vermium exemplified…”, 1783 – de onde a Helmintologia Portuguesa foi adaptada; “The genera vermium of Linnæus part 2d….”, 1788.
Fr. José Mariano da Conceição Velloso (1742-1811), franciscano, professor e naturalista, teve papel relevante como autor, tradutor e editor de diversas obras sobre História Natural, Botânica, Agricultura, Medicina, Química, Náutica, Desenho e Pintura, Ciências Exactas, História e Poesia. Nasceu em São José d’el Rei, hoje Tiradentes, Minas Gerais (era primo de Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”). Veio para Lisboa em 1790 e aqui colaborou no Real Museu e Jardim Botânico da Ajuda e na Academia Real das Ciências de Lisboa. Com a proteção de D. Rodrigo de Sousa Coutinho fundou e dirigiu a célebre tipografia do Arco do Cego, de 1799 a 1801, onde publicou 83 títulos. Em Lisboa, servindo-se de elementos recolhidos no Brasil, terá também redigido a “Florae Fluminensis”, a sua obra mais célebre, de publicação póstuma (1825-1827), onde descreve cerca de mil e setecentas espécies animais, vegetais e minerais. Quando da partida da família real para o Brasil, regressou ao Rio de Janeiro, onde faleceu.
A “Helmintologia Portuguesa …” ilustra e tem descrições pioneiras, em português, da ascáride vermicular, a “ascaris lumbricoides” (lombriga), “de corpo afilado nas duas extremidades …, de uma cor ruiva pálida, … infeta o intestino reto das crianças e dos cavalos, e de noite muito mais os incomoda, e, quando se expele fora, move-se. O remédio mais eficaz são supositórios feitos de substâncias amargas “. Entre outras curiosidades, descreve e ilustra também a sanguessuga medicinal e as fascíolas hepática e intestinal.
(JLD)