A higienização das mãos na prestação de cuidados de saúde é a primeira medida de prevenção da infeção associada aos cuidados de saúde, sendo de extrema importância no combate às infeções nosocomiais (infecções adquiridas dentro de um ambiente relacionado com a saúde).
As mãos são o veículo de transmissão de cerca de 60% a 80% das infeções nosocomiais exógenas (transmitidas geralmente pelas mãos dos profissionais de saúde).
Num guia, cuja elaboração contou com a participação do professor do IHMT Jorge Seixas e do professor Olaf V. Mordt na adaptação e produção para língua portuguesa de um documento produzido por Sylvie Pouit, pode consultar os princípios gerais das medidas de higienização das mãos e saber, passo a passo, como ocorre a transmissão de doenças infecciosas através das mãos.
Conheça também os cinco momentos para realizar a higiene das mãos, como e quando deve proceder à lavagem das mãos com água e sabão ou fricção com um antisséptico de base alcoólica, bem como as recomendações para a utilização de luvas e os prodecimentos para a sua colocação e remoção.
Consulte o guia sobre a Higienização das mãos na prestação dos cuidados de saúde aqui
Leia também as Precauções Universais nos cuidados de saúde, as 10 recomendações de precauções básicas e as respetivas medidas para a sua aplicação.