Data: c.1910-20
Dimensões: A.30 cm X L.16 cm X Diâmetro base 12 cm
Museu (N.º Inventário): IHMT.0000747
É bem conhecido como a temperatura e a humidade relativa do ar se relacionam e interferem no ambiente e com o bem-estar.
O aparelho que constitui a “peça do mês” terá sido utilizado para o ensino e estudos de climatologia na Escola de Medicina Tropical. É habitualmente designado apenas como higrómetro de Daniell mas conjuga um termómetro de mercúrio com escala Celsius (centigrados), na coluna central, e um higrómetro com éter, suspenso do topo da coluna, que permite determinar o “ponto de orvalho”. A base e a coluna central são de madeira torneada e pintada a preto. Foi adquirido à firma J. A. Ribeiro & Cª, de Lisboa, um conceituado fornecedor de equipamentos científicos e de óptica.
John Frederic Daniell (1790-1845), físico-químico. e meteorologista, foi o primeiro professor de química no King’s College, em Londres. Em 1820 publicou no Quarterly Journal of Science, Literature and the Arts, a descrição do higrómetro que hoje é conhecido pelo seu nome, permitindo de uma forma simples determinar o vapor de água existente na atmosfera. Das publicações de Daniell destacamos os “Meteorological Essays” (1823), os “Essay on Artificial Climate considered in its Applications to Horticulture” (1824), onde demonstra a necessidade da existência de uma atmosfera húmida nas estufas para plantas tropicais e a “Introduction to the Study of Chemical Philosophy” (1839).
(JLD)