A Research Fairness Initiative (RFI – Iniciativa para a Equidade na Investigação) foi desenvolvida pelo COHRED (Council on Health Research for Development) para promover uma maior equidade nas parcerias de investigação Norte/Sul, centrando-se inicialmente na área da saúde. O relatório RFI leva a cabo uma análise exaustiva do comportamento institucional diretamente relacionado com as parcerias, assente em três grandes domínios: equidade de oportunidade; processo equitativo; partilha equitativa de benefícios e resultados.
O grande objetivo da RFI, enquanto mecanismo de análise institucional, é permitir a transformação da arquitetura de gestão de conhecimento em função das melhores práticas, promovendo colaborações mais éticas e benéficas para todos os parceiros. O relatório RFI do IHMT sublinha o seu historial de capacitação e parcerias no âmbito da CPLP e identifica alguns aspetos que podem ser melhorados ao nível da disseminação do conhecimento, do envolvimento público com ciência, tecnologia e saúde e do impacto social e político da investigação.
O IHMT tem estado envolvido nas discussões, reuniões e conferências que deram origem à Research Fairness Initiative e teve um papel fundamental na adoção da RFI pela CPLP durante a reunião dos ministros da saúde em Brasília, em outubro de 2017. Nesse sentido, foi recomendada a incorporação dos princípios e mecanismos orientadores da RFI enquanto estruturantes científicas no âmbito da RINSP e das RIDES; durante a segunda reunião conjunta das RIDES, em abril de 2018, essa recomendação foi reiterada pelos representantes dos estados membros. O IHMT é a primeira instituição de um país de língua oficial portuguesa a preparar um relatório RFI e irá continuar a contribuir para a sua disseminação, reforçando o seu compromisso com princípios e práticas equitativas no âmbito da investigação em saúde global.
O relatório pode ser consultado aqui
A versão em inglês pode ser consultada aqui.