No final da primavera o IHMT-NOVA irá acolher a conferência “Health Workforce development – Disruption, innovation and resilience beyond the COVID-19 crisis”, uma organização conjunta com a EUPHA- HWR, a secção para investigação da força de trabalho da saúde da Associação Europeia de Saúde Pública.
A resposta que a pandemia de COVID-19 está a mobilizar a nível mundial constitui um verdadeiro teste de stress aos sistemas de saúde e seus profissionais, com implicações de curto, médio e longo prazo na forma como estes funcionam e se organizam, bem como na vida de quem está envolvido nas diferentes dimensões da prestação de cuidados de saúde.
É este contexto que dá mote a um evento que , segundo o professor Tiago Correia, presidente do comité organizador, procurará contribuir para “a reflexão crítica sobre as lições a aprender com a crise sanitária que marcou o último ano e sobre as implicações que esta terá na construção de uma força de trabalho da saúde que seja mais resiliente, adequada para a prática e preparada para emergências e para a complexidade gerada pela incerteza”.
Agendada para 10 e 11 de Junho, a conferência terá um programa híbrido, prevendo-se a conjugação de sessões online com atividades presenciais, ficando estas dependentes da evolução da situação sanitária em Portugal e na Europa.
Os investigadores que queiram contribuir para o debate e apresentar trabalhos relacionados com estes temas poderão submeter os seus resumos até 28 de Fevereiro.
Mais informação em https://www.eupha-hwr2021.net/